Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título MONITORIA VOLUNTÁRIA NO CURSO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
PATRÍCIA SHIRLEY ALVES DE SOUSA (Relator)
PRISCILA DE SOUZA AQUINO
CARLA CARVALHO MENEZES
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A importância do sistema de monitoria nas disciplinas do ensino superior ultrapassa todas as expectativas existentes. Não representa apenas um início à prática docente, mas propicia ao monitor um ganho intelectual na colaboração prestada aos alunos monitorados e, em especial, na interação professor orientador e aluno monitor. A disciplina Anatomia Humana desperta na maioria dos alunos um grande interesse, pois propicia o conhecimento das partes do corpo humano, o que para muitos é algo inusitado. OBJETIVO: Diante disso, decidiu-se relatar a experiência de monitoria voluntária no curso de graduação em Enfermagem na disciplina Anatomia Humana. METODOLOGIA: Relato de experiência, realizado a partir da monitoria no curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, de março a junho de 2010. Eram realizados quatro encontros semanais com duração de duas horas cada. Os discentes assessorados estavam cursando o primeiro período do ano letivo. Foram abordados os seguintes assuntos: Introdução à Anatomia Humana; Ossos; Sistema Circulatório; Sistema Respiratório; Sistema Digestório; Sistema Urinário; Sistema Reprodutor(masculino e feminino); Sistema Nervoso. Inicialmente foi apresentado o plano de ensino da disciplina ao monitor. A seguir, iniciaram-se as aulas de revisão teórico-prática, com o auxílio de recursos áudio-visuais e peças anatômicas do laboratório da instituição. RESULTADOS: As atividades executadas consistiam em fornecer apoio aos alunos da disciplina, dar plantão nas dependências da universidade, apoiar na resolução de questionários, elaboração de seminários, ajudar na compreensão da bibliografia básica da disciplina, auxiliar e orientar quanto às dúvidas das matérias ministradas em aula, bem como elaborar e ministrar aulas de revisão. A referida monitoria possibilitou ao monitor vivenciar todas as etapas de construção de um conteúdo programático, bem como a execução de aulas, além de desenvolvimento de habilidades de comunicação e oratória. No que diz respeito aos alunos monitorados, proporcionou uma fonte de apoio para o fortalecimento de seus conhecimentos.CONSIDERAÇÕES FINAIS: A realização da monitoria foi de grande relevância já que possibilitou a experiência de planejamento e execução de aulas, realização de atividades de docência, crescimento pessoal e intelectual. Além disso, a educação aos pares proporciona maior segurança e liberdade para os discentes exporem e esclarecerem suas dúvidas, enriquecendo o aprendizado dos mesmos.