Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título A SITUAÇÃO DOS COMUNICANTES DE HANSENÍASE NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM DO PARÁ
Autores
VANESSA DOS SANTOS COSTA (Relator)
MARIA DE NAZARÉ FALCÃO SILVA
GIZELE MOREIRA RODRIGUES
MAYRA FÉLIX DE OLIVEIRA
ANDRÉIA SOUZA SILVA
Modalidade Pôster
Área Autoridade, poder e cidadania
Tipo Pesquisa

Resumo
A hanseníase é uma doença que se constitui um grave problema de saúde pública pela alta prevalência, por ser capaz de causar incapacidade física permanente e pelo grau de ostracismo social que pode desenvolver. Considerou-se oportuno desenvolver um estudo que abordasse as carências encontradas na atenção básica que comprometem a promoção do controle de comunicantes do mal de Hansen. Objetivou-se diagnosticar as principais deficiências no controle de comunicantes de hanseníase da região metropolitana de Belém-Pará, assim como, enfatizar a importância da enfermagem no controle de comunicantes e na promoção de ações educativas sobre a doença e, analisar a interferência do controle de comunicantes na situação epidemiológica da hanseníase. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, realizado a partir de um levantamento de dados fornecidos pela SESPA correspondente aos anos de 2003 a 2008 que representam a evolução ou a retração do controle dos comunicantes nesse espaço de tempo. Os resultados obtidos revelaram que há uma relação de 3.9 comunicantes registrados para cada comunicante examinado, o que aponta para deficiências na rede dos serviços de saúde que desenvolvem as ações do Programa de Controle da Hanseníase, comprometendo dessa forma a assistência aos comunicantes. Considerou-se a atuação dos profissionais de enfermagem no Programa de Hanseníase nas unidades de saúde, de forma que venha garantir, com qualidade, a execução das normas do programa, tanto em relação ao doente quanto em relação ao controle dos comunicantes. Concluiu-se que para o controle eficaz dos comunicantes há que se investir na formação e treinamento de equipes multiprofissionais e na organização de serviços de atenção primária, que inclui o desenvolvimento de ações educativas.