Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título A MONITORIA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
CAROLINE TORRES DA SILVA (Relator)
KLEBIANA GOMES PEREIRA
CICERA MYKELLANDY G. MONTEIRO
ÉRIKA GUALBERTO COURA
MÉRCIA DE FRANÇA NÓBREGA MEDEIROS
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Relato de experiência

Resumo
O exercício da monitoria dá a oportunidade do aluno-monitor iniciar atividades de docência, mediante, o desempenho de atividades ligadas ao ensino, possibilitando a experiência da vida acadêmica por meio da participação em diversas funções da organização e desenvolvimento das disciplinas dos cursos, como a de Enfermagem em Saúde da Mulher, além de possibilitar a apropriação de habilidades em atividades didáticas. A monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada do aluno nos campos de ensino, pesquisa e extensão. Esta disciplina tem exigências específicas para o desenvolvimento de suas competências e habilidades para a formação dos alunos. E com isso, precisa-se da monitoria, a qual auxilia o professor e os alunos, visando melhorar as discussões e o empenho do processo ensino-aprendizagem. O objetivo desse trabalho é relatar as atividades desenvolvidas pelos monitores, bolsista e voluntários, na disciplina de Enfermagem em Saúde da Mulher, no período de 2010.1. A disciplina está inserida no 6º período da grade curricular do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, no campus de Cajazeiras-PB e estuda a questão de gênero, planejamento familiar, reprodução humana, sexualidade, IST, detecção precoce e tratamento do câncer de mama e do câncer cérvico-uterino, problemas ginecológicos e outros comuns a população feminina nas diversas fases do ciclo vital que são possíveis de prevenção e tratamento, consulta de enfermagem ginecológica, pré-natal, parto, puerpério e menopausa. As atividades realizadas na monitoria compreenderam o assessoramento aos alunos no momento de dúvidas sobre os conteúdos ministrados, contidos no ementário da disciplina; sugestões de bibliografias complementares tanto para a elaboração de seminários quanto para a resolução dos casos clínicos; participação nas aulas teóricas e práticas sob orientação do professor; elaboração e/ou facilitação de material didático para as aulas práticas, bem como acompanhar as atividades práticas e auxiliar no desenvolvimento de casos clínicos. Ser monitoras da disciplina de Enfermagem em Saúde da Mulher nos deixou ainda mais encantadas com a disciplina, pois tivemos a oportunidade de rever, ensinar e aprender assuntos de suma importância para a área da saúde. Desta forma, a prática da monitoria é muito proveitosa e gratificante por inserir a modalidade de ensino-aprendizagem aos alunos que por sua vez tirarão as dúvidas de outros alunos.