Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO PERMANENTE EM ENFERMAGEM: EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO DE UMA TECNOLOGIA LEVE-DURA
Autores
JARDELINY CORRÊA DA PENHA (Relator)
MAILSON FONTES DE CARVALHO
PRISCILA DE SOUZA AQUINO
GIVANEIDE OLIVEIRA DE ANDRADE LUZ
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Relato de experiência

Resumo
Com a Enfermagem Moderna, a situação da assistência à saúde no Brasil tem incentivado os profissionais e acadêmicos de enfermagem a buscar novos conhecimentos e aprimorar os já existentes na área da Fundamentação de Enfermagem. Isso gera uma maior capacitação a fim de que se possa conciliar o conhecimento científico às tecnologias, implementando, com isso, uma prática de cuidado responsável e dedicada. A criação e adaptação de tecnologias é frequente, principalmente, as tecnologias leves, as quais correspondem a um saber que envolve o exercício do cuidado, e as leve-duras, que resultam do conhecimento estruturado para aplicação de uma técnica. Objetivou-se relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem enquanto bolsistas no projeto “Educação permanente em enfermagem: atualização em técnicas e procedimentos para o cuidado”. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado em junho de 2010, a partir da vivência como bolsistas do projeto no período de março a junho do corrente ano. Com o intuito de promover a educação permanente dos profissionais e acadêmicos de enfermagem quanto às técnicas e procedimentos atualizados, foi elaborado o projeto de extensão, que objetiva a implementação de um manual de técnicas e procedimentos de enfermagem, que servirá como uma tecnologia educativa a ser utilizada na prática assistencial de enfermeiros e na formação acadêmica. Para a elaboração do manual, foi realizada uma revisão bibliográfica, em livros de Fundamentação de Enfermagem lançados nos últimos cinco anos, dos passos sequenciais dos seguintes procedimentos: lavagem das mãos, uso de luvas estéreis, sondagem vesical e nasogástrica, técnica de curativo, punção venosa, técnica de administração de medicamentos por via intramuscular, subcutânea e intradérmica, enema, aspiração e drenagem. As atividades destinadas aos bolsistas consistiam em: monitoramento das atividades dos demais discentes, seleção dos juízes para validação do conteúdo, além de síntese do material adotado. A participação no projeto possibilitou aos acadêmicos aprimorar os conhecimentos na área de Fundamentação de Enfermagem, senso de responsabilidade e organização. Conclui-se que atividades de extensão constituem vínculos das instituições de ensino com a comunidade. Dessa forma, essa atividade representa uma contribuição direta para a melhor a prática do cuidado em enfermagem, uma vez que discentes e profissionais de enfermagem serão beneficiados dessa tecnologia leve-dura.