Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título CUIDADO COM FERIDAS: CAPACITAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM DE UM CENTRO DE SAÚDE
Autores
LILIANE CHAGAS PASCOAL (Relator)
AMANDA LIMA SENA
JÉSSICA LIMA BENEVIDES
MARIANA GONÇALVES DE OLIVEIRA
JANAÍNA FONSECA VICTOR COUTINHO
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A pele representa o maior órgão corporal, desempenhando funções como proteção, termorregulação e excreção, estando sujeita à ação de agentes causadores de feridas. No Brasil, grande parte da população apresenta algum tipo de lesão que afeta a integridade da pele, representando um problema de saúde pública. O cuidado com feridas é tema relevante entre os profissionais da saúde, principalmente os de enfermagem, que estão diretamente envolvidos no tratamento dessas lesões. Os avanços nas técnicas de curativo e o uso de novas substâncias em seus cuidados estimulam a constante atualização desses trabalhadores. Objetivos: Desenvolver mini-curso sobre cuidado com feridas. Metodologia: O mini-curso foi desenvolvido em um centro de saúde de Fortaleza, em junho de 2010 com duração de quatro horas. Contou com a participação de 11 técnicos de enfermagem, sendo proposto a partir de necessidades percebidas pelos participantes e organizadores. Os temas abordados foram: anatomia e fisiologia da pele, cuidados e principais coberturas utilizadas no tratamento de feridas, com exposição dialogada e uso de multimídia. Foi realizado um pré-teste contendo 20 perguntas objetivas acerca do assunto a ser discutido e um pós-teste contendo o mesmo conteúdo. Resultados: No pré-teste, o maior número de erros (39%) e de questões em branco (58%) ocorreu entre às questões sobre coberturas usadas no tratamento das feridas, seguida pelas questões sobre anatomia e fisiologia da pele e das feridas com 32% de erros e 25% de questões não respondidas. Na avaliação do pós-teste, verificamos que ainda persistiram dúvidas sobre o uso das coberturas (37% de erros e 50% de questões em branco) e sobre a anatomia e fisiologia da pele e das feridas (42% de erros e 17% de questões em branco), no entanto a porcentagem de erros e de perguntas não respondidas foi bem menor que a do pré-teste. Comparando-se os pré- e pós-testes, observamos melhores resultados no pós-teste. Conclusão: Através da aplicação do mini-curso, observamos a importância de treinamento e capacitação profissional dentro do próprio ambiente de trabalho, garantindo aos profissionais não só conhecimento, mas também um ambiente propício ao cumprimento de suas competências.