Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título PREVENÇÃO DE CÂNCER DE MAMA NAS ONDAS DO RÁDIO
Autores
VANNUCIA KARLA DE MEDEIROS NOBREGA (Relator)
JOÃO MÁRIO PESSOA JÚNIOR
JAQUELINE MIRANDA BARROS SILVA
RAIMUNDA MARIA DE MELO
MARCIA ADRIANE DIAS RIBEIRO
Modalidade Pôster
Área Multiprofissionalidade e democracia
Tipo Relato de experiência

Resumo
(INTRODUÇÃO) O rádio representa uma importante mídia e instrumento de comunicação para os povos periféricos, dado todo alcance que possui, incluindo as diversas camadas da população. Diante disso, a telecomunicação via rádio pode ser de grande valia no que se refere à prevenção de câncer de mama, haja vista ser uma patologia bastante comum no Brasil, mas com grandes chances de cura quando diagnosticada precocemente. (OBJETIVOS) O estudo em tela visa resgatar uma experiência exitosa através da utilização do rádio como recurso estratégico no que se refere à prevenção de câncer de mama junto à população de um município de pequeno porte do oeste do Rio Grande do Norte. (MÉTODOS) A rádio Liderança (93,7 KHZ FM) localizada no município de Caraúbas/RN, no período de outubro a dezembro de 2009, por meio do programa dominical “Saúde em Dia” realizou uma série de palestras e debates com profissionais de saúde acerca de câncer de mama, os modos de prevenção e os principais cuidados com essa doença. (RESULTADOS) Houve uma grande sensibilização e participação ativa de da população nas atividades do programa, seja enviando suas dúvidas e curiosidades sobre o tema, através de cartas, e-mail e telefonemas, ou por meio de depoimentos pessoais que enfatizavam o papel da informação via rádio para a prevenção/combate ao câncer de mama. Além disso, os profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) envolvidos no projeto constituíram uma verdadeira equipe multiprofissional que pôde interagir com a população de maneira bastante positiva. (CONCLUSÃO) A informação e o conhecimento acerca do diagnóstico e início imediato do tratamento são ferramentas fundamentais para a redução da mortalidade entre mulheres ocasionadas pelo câncer de mama. E, o rádio, enquanto uma mídia popular de largo alcance, tem sido uma ferramenta eficaz na prevenção primária de câncer de mama entre os países periféricos. .