Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título RODAS DE CONVERSA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Autores
VANNUCIA KARLA DE MEDEIROS NOBREGA (Relator)
FRANCISCO ARNOLDO NUNES DE MIRANDA
JOÃO MÁRIO PESSOA JÚNIOR
RAIMUNDA MARIA DE MELO
JAQUELINE MIRANDA BARROS SILVA
Modalidade Pôster
Área Multiprofissionalidade e democracia
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução – Reconhecemos a Estratégia Saúde da Família como uma política de reorganização da Atenção Básica que prioriza as ações preventivas e controle de doenças e agravos, readequando os serviços de saúde à realidade da população, através da promoção a saúde, a continuidade do cuidado, a integralidade da atenção e ações de vigilância a saúde. Nesse sentido, no âmbito da Política Nacional de Promoção a Saúde, a Equipe Multiprofissional tem o compromisso de estimular por meio das ações educativas desenvolvidas na comunidade, a formação de uma consciência sanitária, valorizando a auto-estima e proporcionando novas estratégias de enfrentamento. Dessa forma, buscamos através das rodas de conversa, o meio mais participativo, criativo e dialógico, capaz de respeitar os saberes culturais, fortalecendo os sujeitos para a organização e transformação social. Objetivo - Objetivamos relatar as experiências com rodas de conversa vivenciadas pela Equipe Saúde da Família, bairro Monte Castelo, Patos-PB. Metodologia - Escolhemos rodas de conversa como estratégia pedagógica, por fomentar a inclusão, participação e informalidade. Foram implementadas no período de janeiro de 2009 a fevereiro de 2010, distribuídas por microareas em cinco encontros mensais, organizadas mediante cronograma, com temáticas em saúde da mulher, do homem, tuberculose e hanseníase. Realizaram-se extra-muro, em locais previamente selecionados, média de 10 participantes, geralmente, idosos, mulheres, adolescentes e homens. Resultados – Constatamos ao longo de um ano, que as rodas de conversa despertaram na comunidade a importância do coletivo, da prevenção, a desmedicalizaçao, diálogo, redução da demanda, ajuda mutua, bem como, a re-contextualizaçao do saber técnico e popular frente ao processo saúde-doença e o fortalecimento do vinculo Equipe-comunidade. Conclusão –Entendemos que encorajar a busca por novos saberes, cidadania e direito à saúde; re-construir práticas; proporcionar a inclusão, participação e aprendizado democrático a uma população que ainda vive e valoriza o modelo tecnicista, é tarefa árdua. No entanto possível, desde que sejam planejadas ações que corroborem ao pensamento critico-reflexivo da comunidade e Equipe. Assim, valorizamos as experiências vivenciadas a partir da problematização, com fins de fortificar a construção de um SUS para todos, com participação popular e integralidade nas ações de saúde.