Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título PRECEITOS ÉTICOS NO BRINCAR TERAPÊUTICO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Autores
ANNE CAROLINE DE LIMA BRASIL (Relator)
SAYANE MARLLA SILVA LEITE MONTENEGRO
ORIANA DEYZE CORREIA PAIVA LEADEBAL
CAROLINA DA CUNHA LIMA DE MENDONÇA PEDROSA
SHAYRA MELLO LEONE ROCHA
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: O brincar apresenta-se como um importante instrumento para que a criança compreenda o que acontece com ela, possibilitando a resolução de conflitos, frustrações e traumas. O brinquedo terapêutico é uma técnica de expressão dos sentimentos, pela projeção e transferência objetal dos sentimentos aos personagens da brincadeira. Para que haja conduta ética é preciso existir o agente consciente, aquele conhecedor da diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício. OBJETIVOS: Investigar a produção científica a respeito do processo ético na prática do brincar terapêutico em periódicos on-line da área da saúde no período de 2005 a 2010. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão bibliográfica tendo como universo artigos abordando a temática do “brincar terapêutico” enfatizando aspectos éticos, publicados em periódicos on-line da área de saúde no período de 2005 a 2010, disponibilizados nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) resultando na identificação de oito artigos. RESULTADOS: Os resultados apontam que nos últimos cinco anos, o brinquedo terapêutico vem sendo utilizado em grande escala, pela sua finalidade de mudar rotinas hospitalares biogeneticistas para locais onde as crianças possam se sentir mais a vontade otimizando assim o tratamento. Percebe-se pelos artigos analisados que a cada dia os hospitais sentem a necessidade de um modelo que visa mais a humanização e evite a criação de traumas para as crianças e seus acompanhantes e até mesmo para os profissionais da área que se encontram presos a rotinas e normas. Ocorreu uma grande discussão em relação à ética utilizada quando se trata de brincar, apesar do nome o processo visa aperfeiçoar e facilitar a estadia da criança no ambiente distinto do seu cotidiano, sem agredir sua condição moral e social. CONCLUSÃO: Com esse estudo pudemos verificar que a o brincar terapêutico está sendo utilizado de maneira abrangente nos últimos cinco anos, de forma ética nas instituições de saúde, ajudando assim pessoas que estão em ambientes diferentes do seu cotidiano.