Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DO MUNICÍPIO DE PATOS-PB
Autores
MARIA CLERYA ALVINO LEITE (Relator)
CLARANY ALVINO LEITE
EDILSON MENDES NUNES
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Monografia

Resumo
Acreditando que a melhoria de qualidade do processo educacional se torna mais adequado na medida que o educador conhece os dados relativos às características do educando, despertou-se o interesse em definir o perfil dos estudantes do Curso de Graduação em Enfermagem. Trata-se de um estudo de natureza exploratória-descritiva, baseado no método estatístico quantitativo, realizado durante o mês de março de 2008, no Departamento do Curso de Graduação em Enfermagem das Faculdades Integradas de Patos. A população foi composta de estudantes do 1º ao 7º período, dos turnos matutino e vespertino, que corresponde a 729 estudantes do Curso de Graduação em Enfermagem. A amostra foi do tipo acidental, com os alunos que estavam presentes no momento da coleta de dados perfazendo um total de 224 estudantes, aos quais foi aplicado um instrumento contendo perguntas abertas. A coleta realizou-se em dias letivos regulares e em horários intercalados dentro do período de aula, a fim de atingir maior número de estudantes. Os dados foram analisados no Microsoft Excel 2003. O projeto de pesquisa foi encaminhado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Campina Grande. Este trabalho foi conduzido conforme as normas da ABNT. Os resultados mostraram predominância do sexo feminino (81,7%), com faixa etária de 21-25 anos (41,5%), solteiros (81,7%), sem filhos (83,9%), com renda familiar de 1 a 3 salários mínimos (46%) e na sua maioria não exercia atividade remunerada (43,3%). A maioria (68,3%) era procedente do estado da Paraíba, sendo 29% da cidade de Patos. 91,1% residem em cidades pertencentes ao Estado da Paraíba, e destes, 64,3% na cidade de Patos, local onde se localiza a Faculdade. Muitos tiveram sua formação no ensino médio em escola privada (50%) e para 28,5% dos alunos o tempo de inserção no ensino superior se deu logo após o término do ensino médio. Um grande número possuía apenas o ensino médio antes de ingressarem na Faculdade (70,1%), mas com uma parcela significante de estudantes (16,1%) com curso técnico em enfermagem. Quase todos (91,5%) pretendem fazer pós-graduação, na sua maioria na área de ginecologia e obstetrícia (33,9%). Visto que o processo de educação na enfermagem deve fundamentar-se primeiramente na identificação das características do estudante, o conhecimento do perfil do aluno que procura pelo curso é fundamental, para estudar novas propostas metodológicas no ensino, que sejam mais compatíveis com nossa realidade.