Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título EXPERIÊNCIA DE UM CURSO DE EMERGÊNCIA PARA PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM EM UM MUNICÍPIO POTIGUAR
Autores
MARCOS ANTONIO FERREIRA JÚNIOR (Relator)
FRANCISCO DE ASSIS PINHEIRO
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: O atendimento prestado pelos profissionais de Enfermagem no Suporte Básico e Avançado de Vida requer conhecimentos científicos e habilidades técnicas específicas. Na maioria das vezes, esses profissionais que trabalham nos setores de atendimento de urgência e emergência são despreparados para atuar de forma correta e com segurança. Frente a esse impasse, o COREN/RN realizou um projeto de aprimoramento técnico sobre essa temática nos municípios com maior demanda deste tipo de atendimento. Objetivos: Descrever a experiência vivenciada e caracterizar as principais necessidades desta clientela. Metodologia: O curso foi realizado no município de Nova Cruz/RN, com carga horária de vinte horas, para vinte e cinco profissionais de enfermagem. Foi composto de atividades teóricas e práticas referentes ao atendimento no suporte básico e avançado de vida, com estações de simulação prática. Os dados foram coletados por meio de pré e pós-testes, além de avaliação escrita e prática das ações discutidas para avaliação da aprendizagem. Os dados coletados foram analisados mediante análise de conteúdo e representados por estatística simples. Resultados: No pré-teste a maioria dos profissionais (65%) afirmou desconhecer os procedimentos padronizados pelas Diretrizes Internacionais para o atendimento do Suporte Básico e Avançado de Vida no atendimento à reanimação cardio-respiratória-cerebral. Apenas 25% dos participantes referiu apresentar segurança quando do atendimento. A maior parte (75%) referenciou o profissional médico como norteador dos cuidados a serem prestados pela enfermagem nas situações de atendimento de urgência, por julgar apresentar maior conhecimento e garantir maior segurança. O instrumento de pós-teste e as avaliações escrita e prática evidenciaram o impacto positivo no conhecimento teórico referente aos princípios científicos, bem como maior autonomia na tomada de decisões quando da simulação de situações práticas. Todos os profissionais enfatizaram a relevância do curso recebido e sua importância nas futuras práticas. Conclusão: Cursos de aprimoramento técnico que envolvem simulações práticas demonstram um maior aproveitamento da aprendizagem. A equipe de enfermagem normalmente demonstra uma necessidade de aprofundamento teórico e prático para atuar nas situações de urgência e emergência de forma a subsidiar sua autonomia profissional neste tipo se serviço de prestação de cuidados à saúde.