Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título O ENSINO DA ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM TÉCNICOS DE ENFERMAGEM
Autores
MABEL MARIA MARQUES PEREIRA (Relator)
VANESSA THAÍS DE MEDEIROS QUEIROZ
LORENA MARA NÓBREGA DE AZEVEDO
LUANNA DANIELLA OLIVEIRA
RAIMUNDA MEDEIROS GERMANO
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A enfermagem está ligada a diversos ramos do conhecimento, dentre eles a administração, a qual contribui com uma parcela que se concretiza, principalmente, na administração do pessoal de enfermagem. Contudo, com a evolução tecnocientífica, percebeu-se a inserção do profisssional de enfermagem no campo da administração de recursos materiais, visando não tornar-se um ser burocrata, mas buscar atender ao seu produto final - o paciente - com um atendimento de qualidade. Sendo assim, é fundamental que o técnico de enfermagem tenha uma atenção voltada para determinados princípios da administração a fim de realizar suas atividades com qualidade. OBJETIVO: Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência do ensino da disciplina de administração em enfermagem na formação profissional em enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência do ensino no curso técnico de enfermagem do trabalho, em uma escola privada no município de Natal/RN. A sequência de atividades na disciplina foi disposta como se segue: apresentação do filme “Tempos Modernos”; teorias administrativas em saúde; exposição dialogada sobre o que é enfermagem; organização dos serviços de enfermagem; meios de comunicação na enfermagem; qualidade nos serviços de enfermagem e trabalho em grupo e liderança em enfermagem. As atividades avaliativas realizadas foram: questionário do filme, lista de exercícios com questões de concursos sobre lei do exercício profissional e código de ética na enfermagem e prova com 10 questões discursivas. RESULTADOS: Os resultados evidenciaram que a disciplina contribuiu para a futura atuação dos técnicos de enfermagem nos serviços, fundamentando sua compreensão sobre o processo de trabalho em saúde e enfermagem, legislação e ética na enfermagem. O ponto alto da disciplina foram as contribuições dos alunos nas discussões sobre a evolução do modo de fazer saúde e gerenciar dos sujeitos, ressaltando-se os diferentes modos de administrar no mundo contemporâneo e na enfermagem. CONCLUSÃO:Espera-se que essa experiência possa contribuir para a formação profissional em enfermagem do trabalho no ensino da disciplina de administração em enfermagem, buscando uma maior compreensão sobre o papel do técnico de enfermagem no contexto de uma equipe de saúde. Ao conhecer essas dimensões da administração em enfermagem, a prática profissional da enfermagem é exercida com qualidade e otimização de recursos.