Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título PSICOEDUCAÇÃO NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
RAFAELA BECCARIA CALESTINI (Relator)
MARILUCI CAMARGO FERREIRA DA SILVA CANDIDO
FERNANDA PATRICE DE SOUZA ORLANDI DA SILVA
GEISA DA SILVA CASTRO
SILVIA MENDONÇA FERREIRA MENONI
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A existência da doença mental é tão antiga como a vida, mas não a sua identificação, interpretação e os tratamentos aplicados, que ao longo da história sofre transformações para acompanhar padrões culturais, socioeconômicos, o desenvolvimento da ciência e os avanços dos conhecimentos na sociedade. A doença mental é talvez a que mais exige solidariedade humana, desprendimento, destemor, capacidade de empatia e de produção de sentimentos de cooperação e de integração social. Objetivo: Relatar a atuação do acadêmico de enfermagem no contexto do Centro de Atenção Psicossocial. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência da aula prática da disciplina Enfermagem em Saúde Mental, desenvolvida pelas acadêmicas de enfermagem da UFMS, nos meses de maio e junho de 2010, em um CAPS de um município do interior de Mato Grosso do Sul. Resultados: Foram desenvolvidas ações de educação em saúde com temas da área de saúde mental e psiquiatria. Também desenvolveu-se atividades de atenção integral à saúde dos usuários: aferição de pressão arterial; identificação da glicemia capilar; atualização das carteiras de vacinação e vacinação. Ainda houve a participação em outras atividades, como: atividade física, oficinas de trabalhos manuais e artesanato. Percebeu-se as dificuldades de alguns academicos em estabelecer um novo olhar sobre o ‘’louco’’, enquanto cidadão marcado por essa diferença. O cuidar ao portador de transtorno mental vai além do que apenas tratar, sendo de extrema importância estar ciente que possibilidades existem e iniciativas de proporcionar ao portador uma melhor qualidade de vida e, conseqüentemente, sua reabilitação psicossocial e inserção na sociedade. Conclusão: É evidente que o cuidado de enfermagem associado ao processo educativo é um pressuposto essencial na busca do processo de cidadania perdido no despertar da consciência para melhor vivenciar a doença mental. Contudo, para desenvolvê-lo com qualidade, é necessário conhecimento científico sobre saúde mental e psiquiatria, além de recursos interinstitucionais, intersetoriais e de educação permanente voltados à equipe multiprofissional.