Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título A MÚSICA E A ARTE COMO ESTRATÉGIA COMPLEMENTAR DE ENSINO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
RÊMULLO BRENNO GALVÃO DE MIRANDA COSTA (Relator)
RÊMULLO BRENNO GALVÃO DE MIRANDA COSTA
JOÃO BOSCO FILHO
MARIA BETANIA MACIEL DA SILVA
RAPHAEL RANIERE DE OLIVEIRA COSTA
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Relato de experiência

Resumo
Atualmente, as discussões sobre o processo de formação em saúde/enfermagem perpassam pela construção de novas estratégias de ensino que sejam capazes de tornar a formação pertinente, atendendo as necessidades de construção de competências e habilidades não só no campo técnico, mas também diante de uma nova postura ética e política. Contemplando essa necessidade e aliando à compreensão de que a repetição de sons e o traçado de formas auxiliam na fixação de informações, a música e a arte, como estratégias complementares do ensino em enfermagem, contribui de forma significante para melhor assimilação daquilo que é transmitido. Compreendendo que essas modalidades artísticas podem estar diretamente relacionadas com o desenvolvimento reflexivo, podendo também estimular o aguçamento da subjetividade, é relevante o desenvolvimento de práticas semelhantes no ensino em enfermagem. Nesse sentido, os objetivos desse relato consistem em mostrar a importância do desenvolvimento de atividades no campo das artes como medida complementar do ensino em enfermagem. O estudo trata-se de um relato de experiência a partir de vivências com a música e as artes plásticas no ensino em saúde do idoso da Universidade Potiguar. Enquanto estratégias metodológicas, percebemos que as temáticas trabalhadas são desenvolvidas em atividades de reflexão a partir da música, e trabalhos artísticos como pintura, recortes e modelagens. Como resultado dessa adesão, visualiza-se que a partir da estimulação artística, a criatividade passa a ser despertada, os conteúdos são mais facilmente absorvidos e a reflexão dos valores pessoais a partir do estímulo a subjetividade passa a ser mais presente. Dessa forma, temos que, os elementos auxiliares para a compreensão dos valores intrínsecos, necessários para a questão da percepção do cuidado para com a pessoa idosa, proporcionam tanto a aquisição de novos conhecimentos quanto nos permite desfrutar das sensações circundantes as temáticas abordadas. Por fim, conclui-se que a implementação de atividades lúdicas no espaço acadêmico é de suma relevância tanto por ser capaz de proporcionar melhorias na compreensão daquilo que é sugerido, quanto por se tratar de atividades integrativas e estimularem a capacidade cognitiva.