Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título INCENTIVO À AMAMENTAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Autores
SARAH SILVA SABINO (Relator)
LORI ANISIA MARTINS DE AQUINO
LEILANE ALVES CHAVES
ANETE MEDEIROS DE LIMA
ALINE SIQUEIRA DE ALMEIDA
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Relato de experiência

Resumo
O leite materno (LM) oferece uma variedade de propriedades imunológicas, nutricionais e tem demonstrado efetividade em proteger o recém-nascido (RN) contra infecções respiratórias, gastrintestinais, otite média e várias alergias, além de conter gorduras e proteínas essenciais ao crescimento e desenvolvimento do cérebro humano. A mulher que amamenta, ainda favorece a si mesma, por apresentar melhor recuperação dos abalos do parto, retorno ao peso pré-gestacional e proteção contra o câncer de mama. O manejo clínico da amamentação consiste na preparação das mamas na gestação, amamentação na sala do parto e intervenção nas dificuldades do aleitamento materno (AM). Nas primeiras semanas do puerpério é que surgem as principais intercorrências na amamentação, que resultam no desmame precoce. Assim, o Projeto Institucional de Bolsas de Ensino da Graduação intitulado “Aprimoramento do Acadêmico do Curso de Graduação em Enfermagem no Manejo Clínico da Amamentação” foi criado para incentivar o AM. Este trabalho objetiva relatar a experiência das integrantes do projeto acerca do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes no manejo clínico da amamentação. O projeto foi realizado de agosto a dezembro de 2009, para alunos do curso de Graduação em Enfermagem da UFU através de aulas expositivo-dialogadas, palestras, mostra de vídeos, oficinas e visitas ao Banco de Leite Humano. Os temas abordados foram: anatomia da mama, fisiologia da lactação, importância nutricional do LM, técnicas para amamentar, papel do enfermeiro na amamentação e dificuldades relacionadas ao AM. As atividades desenvolvidas contribuíram para a formação técnica, humana e crítica em saúde, ao oportunizar espaços para problematização sobre o manejo clínico da amamentação, tema ainda pouco abordado nos currículos da área da saúde. A interação com os alunos constituiu um espaço de “aprender” e “saber-fazer”, pois permitiu a construção de habilidades fundamentais para o trabalho em saúde, ao discutir os problemas relacionados à amamentação. Portanto, o projeto desenvolvido pretendeu formar multiplicadores das ações acerca da proteção, apoio e incentivo ao AM, almejando alcançar uma assistência de Enfermagem mais capacitada e humanizada. Ressalta-se que conhecer aspectos relacionados à prática do AM é ponto de extrema importância para que a mãe e a criança vivenciem a amamentação de forma efetiva e tranqüila, recebendo do profissional enfermeiro as orientações adequadas e necessárias para o seu êxito.