Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título ESTÁGIO EM UM CENTRO DE PESQUISA E EDUCAÇÃO PERMANENTE EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
JOICE APARECIDA GALO DE AVELA DANELON (Relator)
ANA BEATRIZ CARVALHO MONTEIRO
ANA PAULA FERREIRA
SOLANGE THIELMANN STEIGERT
VANESSA FARIA NEVES
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Relato de experiência

Resumo
O estágio extracurricular em Enfermagem constitui-se como um importante espaço para formação de enfermeiros reflexivos e críticos, tornando-os mais preparados para uma atuação ampla e complexa, que vai de encontro ao modelo exigido atualmente para este profissional. Este trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência de um estágio em Enfermagem realizado em um Centro de Pesquisa e Educação Permanente em Enfermagem de um Hospital Universitário no interior do estado de Minas Gerais. O Centro de Pesquisa em questão pauta suas atividades na Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, que conceitua a Educação Permanente como a aprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações e do trabalho. Nesse contexto, o estágio possibilita que os acadêmicos compreendam e reflitam sobre a dinâmica do processo de pesquisa e educação permanente dos profissionais da instituição. Diversos projetos elaborados pelo setor envolveram a participação dos estagiários, desenvolvendo atividades relacionadas à organização de ações educativas para os trabalhadores de Enfermagem. Ressalta-se que ao longo do processo de aprendizagem proporcionado pelo estágio houve a discussão de referenciais teóricos que contribuíram para o desenvolvimento do pensamento crítico e do conhecimento sobre o campo de ação desse profissional, ampliando os conhecimentos dos acadêmicos para uma atuação além da prática assistencial. Sendo assim, conclui-se que o estágio realizado permitiu que as acadêmicas atuassem como sujeitos ativos no processo de construção do conhecimento na instituição, consolidando um importante espaço para formação de enfermeiros capazes de refletirem sobre as realidades institucionais e construírem projetos que contribuam para melhoria das ações educativas nas instituições de saúde.