Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO EM SAÚDE: CONSCIENTIZANDO ADOLESCENTES QUANTO À IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
Autores
MARIA ISABELA AGUIAR MINDÊLLO (Relator)
IZAILDO TAVARES LUNA
LIANA MARIA ROCHA CARNEIRO
ANA CAROLINA MARIA ARAÚJO CHAGAS
VANESSA DA FROTA SANTOS
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: Com o início cada vez mais precoce da atividade sexual entre os adolescentes e com a precariedade de orientação em relação à prática de sexo seguro, faz-se necessário um maior esclarecimento acerca da temática, sobretudo, sobre utilização de métodos contraceptivos, que evitam a gravidez e protegem contra DST/HIV/AIDS, explicando como usá-los, quais métodos permitem a dupla proteção e quais os mais indicados para esta faixa etária da vida, a fim de promover a saúde dessa população. OBJETIVO: Descrever a experiência da realização de estratégias educativas com adolescentes acerca da sexualidade e a importancia dos métodos contraceptivos. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado de maio a junho de 2009 em uma Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental em Fortaleza-CE. As estratégias desenvolvidas duraram uma hora e trinta minutos e contou com 10 adolescentes. Aplicou-se um pré e pós-teste acerca da temática. RESULTADOS: Iniciamos com dinâmica da “pirâmide dos métodos contraceptivos”. A pirâmide tinha as cores do sinal de trânsito: verde, amarelo e vermelho. Os métodos contraceptivos mais seguros deveriam ser colocados no topo da pirâmide de cor verde, os que apresentassem restrições seriam colocados no amarelo e na cor vermelha deveriam ser colocados os métodos com menor segurança e com riscos de se contrair DST. Em seguida realizamos uma aula dialogada sobre os métodos contraceptivos e suas vantagens e desvantagens, com a demonstração desses. Posteriormente tivemos a dinâmica “ou acerta ou paga mico”, onde um membro de cada grupo tinha que correr e bater o sino, aquele membro do grupo que chegasse primeiro e batesse no sino responderia a uma pergunta referente à temática trabalhada durante o encontro, se acertasse o adversário teria que pagar um mico. O intuito desta dinâmica foi observar o conhecimento adquirido pelos adolescentes durante a exposição do conteúdo e fixar as informações trabalhadas durante a estratégia educativa. Ao analisar-se o pré e pós-teste, percebeu-se que as estratégias se mostraram efetivas para a aquisição de conhecimentos, já que o número de acertos após as atividades aumentou de 38,6% para 92,6%. CONCLUSÃO: Atividades educativas como estas devem ser estimuladas nessa população para que esta possa desenvolver hábitos sexuais saudáveis com mais segurança e autonomia.