Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO EM SAÚDE: CONSCIENTIZANDO CRIANÇAS QUANTO À IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇAO AMBIENTAL
Autores
MARIA ISABELA AGUIAR MINDÊLLO (Relator)
MARIA FATIMA MACIEL ARAUJO
LIANA MARIA ROCHA CARNEIRO
LAÍS EVANDRO DE CASTRO MARTINS
VANESSA DA FROTA SANTOS
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: O acúmulo de lixo tornou-se um dos graves problemas da sociedade brasileira. Para reduzir tal acúmulo, há a reciclagem de materiais, uma atividade importante que requer ações educativas para a sua disseminação. A educação ambiental tenta despertar a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente e busca a mudança comportamental do homem com a natureza, visando o desenvolvimento sustentável do planeta. OBJETIVO: Descrever a experiência de uma atividade educativa desenvolvida com crianças sobre a temática educação ambiental. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado na Escola de Ensino Fundamental e Médio Félix de Azevedo em Fortaleza-CE, em 18 de novembro de 2008. A atividade educativa teve duração de 50 minutos e o público alvo foram 10 crianças com média de 8 anos. O tema central foi meio ambiente e buscou-se informar, conscientizar e incentivar mudanças nos hábitos e atitudes dos escolares, visando o uso consciente dos recursos naturais do planeta. RESULTADOS: O primeiro momento consistiu na apresentação, em que se distribuíram crachás, confeccionados em forma de árvore. No segundo momento, realizou-se uma dinâmica (“Colagem Certo ou Errado”), desenvolvida com a colagem de símbolos indicativos de certo e errado sobre figuras de situações ambientais (poluição, atitudes ecologicamente corretas, etc.). O objetivo foi perceber o conhecimento prévio das crianças acerca da temática. Em seguida, foi desenvolvida uma aula expositiva acerca da poluição ambiental, coleta seletiva e reciclagem. Posteriormente, elaborou-se uma dinâmica (“Reciclando Papel”) na qual foram explicadas e demonstradas as etapas da reciclagem do papel com exposição de objetos reciclados. Finalizou-se com a realização da dinâmica (“Jogando lixo no lixo certo”) em que vários tipos de materiais foram dispostos em local acessível às crianças, que deveriam escolher um tipo e jogá-lo na lixeira correta. CONCLUSÃO: Apesar de ter sido percebido no início da atividade um conhecimento escasso sobre o assunto abordado, após a aula expositiva sobre meio ambiente, detectou-se que as crianças desenvolveram um maior domínio sobre a temática, pois conseguiram realizar corretamente as dinâmicas posteriores à aula expositiva sem dificuldades.