Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título EDUCAR PARA MELHOR VIVER: AÇÕES DE ENFERMAGEM RELACIONADAS AO AUTOCUIDADO EM PACIENTES HIPERTENSOS
Autores
KAROLINE MONTEIRO BARROS (Relator)
JEANE ARAÚJO DE BRITO
MARCIA FERNANDA DOS ANJOS VIANA
MARIA ELIZÂNGELA SANTOS
SAMARITANA MARIA SANTOS MONTEIRO
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A Hipertensão Arterial Sistêmica tornou-se um importante problema de saúde pública. Diariamente enfermeiros da Estratégia Saúde da Família se deparam com o surgimento de novos casos, favorecendo assim, o aumento do número de pessoas a serem atendidas nas unidades de saúde da atenção básica com o diagnóstico de hipertensão arterial. Esta Estratégia tem como um de seus propósitos o atendimento e o acompanhamento de hipertensos, tendo como articulador da educação em saúde o enfermeiro, o que faz deste profissional um agente transformador da realidade dos portadores de hipertensão. OBJETIVOS: Desta forma este estudo tem como objetivos descrever as ações de educação em saúde que são realizadas pelo enfermeiro junto ao portador de hipertensão; relatar quais foram as mudanças no estilo de vida dos pacientes associados ao autocuidado relacionando-as com a educação em saúde realizada pelo enfermeiro. METODOLOGIA: O presente trabalho trata-se de um estudo descritivo de análise situacional embasado em pesquisa bibliográfica. O referencial teórico é constituído de Educação em Saúde e conceitos da Teoria do Autocuidado de Orem. O cenário geográfico foi a USF JOÃO XXIII, módulo 19 da cidade de Parnaíba – PI. Como atores sociais: os pacientes hipertensos atendidos na unidade e acompanhados pelo enfermeiro. O período de desenvolvimento da pesquisa ocorreu durante os dias 18 de novembro ao dia 21 de dezembro de 2009. RESULTADOS: Os dados foram analisados em categorias que nos permitiu discutir a respeito do conhecimento dos pacientes sobre fatores que interferem no controle da pressão arterial; o diálogo como estratégia de ensino do auto cuidado e as mudanças no estilo de vida desses pacientes. CONCLUSÃO: Para o enfrentamento desta situação há necessidade de programar ações de promoção e prevenção através de atividades educativas acessíveis a clientela. Diante disso é que nos levou a concluir que a ação de educar para a saúde é um processo dinâmico que exige do enfermeiro um envolvimento profundo com a realidade vivenciada pelo paciente, objetivando conseguir êxitos relacionados ao tratamento e redução dos agravos decorrentes da patologia.