Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título PERCEPÇÃO DA CRIANÇA DE PERIFERIA ACERCA DA VIOLÊNCIA
Autores
YOHANNA ANDRADE MOREIRA MONTEIRO (Relator)
LUIZA LUANA DE ARAÚJO LIRA
VANESSA GOMES SILVEIRA
CAROLINE SOARES NOBRE
MIRNA ALBUQUERQUE FROTA
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Pesquisa

Resumo
O conceito de violência acaba por transcender qualquer significado, e esta, portanto seria uma das suas dificuldades, por tratar-se de um fenômeno da ordem do vivido, cujas manifestações provocam ou são provocadas por uma forte carga emocional de quem a comete, de quem a sofre e de quem a presencia. Objetivou-se investigar a percepção da criança que reside na periferia de Fortaleza – Ceará – Brasil acerca da violência. Trata-se de uma pesquisa descritiva – exploratória com abordagem qualitativa que ocorreu no período de março a outubro de 2007, cujos participantes foram 10 (dez) crianças, alunos do Ensino Fundamental, de ambos os sexos entre 06 e 12 anos. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada, gravada e transcrita. Adotou-se para organização dos dados a análise de conteúdo de Bardin. Seguiu-se a Resolução 196/96 que regulamenta a pesquisa com seres humanos. O trabalho obedeceu às normas bibliográficas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Após a análise dos dados emergiram as seguintes categorias: Práticas de roubos na comunidade e O uso ilegal de armas. Percebe-se que as crianças referem-se à violência urbana observada no seu cotidiano através de relatos que descrevem práticas ilegais, como o roubo e o uso de armas. A violência e seu significado é vista na possibilidade de compreensão destes atos enquanto fenômeno, assumindo ser impossível compreendê-lo sem se interrogar sobre os sentidos, os valores e as crenças que estruturam e presidem a vida social, os quais são o conteúdo por excelência das representações sociais. Conclui-se que a percepção da criança acerca da violência está ligada a vivência dos atos violentos na comunidade, o que faz surgir a necessidade da conduta efetiva da sociedade no planejamento e implementação de programas de prevenção da violência nas periferias. Acredita-se que estudos como este servem de subsídios para ações de atenção preventiva, visando à melhoria das condições de vida da comunidade, para assim melhor direcionar as ações de promoção e prevenção à saúde. Dessa forma, o conhecimento profundo da realidade vivida por crianças em situação de risco social, possibilita nortear ações preventivas e de promoção da sáude com foco na violência para as crianças, assim como para toda a comunidade.