Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título LÚDICO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE RISCO
Autores
LUIZA LUANA DE ARAUJO LIRA BEZERRA (Relator)
SALUANA COSTA BANDEIRA
OSVALDO ALBUQUERQUE SOUSA FILHO
CONCEIÇÃO DE MARIA ALBUQUERQUE
MIRNA ALBUQUERQUE FROTA
Modalidade Pôster
Área Autoridade, poder e cidadania
Tipo Pesquisa

Resumo
Infância em situação de risco designa crianças que se encontram em circunstâncias particularmente difíceis de vida. Esta condição vincula-se a fatores que ameacem ou causem efetivo dano à integridade física, psicológica ou moral da criança. Atividades de promoção da saúde têm demonstrado resultados positivos na prevenção de comportamentos de risco na adolescência e idade adulta. Diante desta perspectiva surge a utilização de atividades lúdicas como uma estratégia de se realizar promoção da saúde com crianças em situação de risco de maneira educativa, tendo como características a ludicidade, a interatividade com as crianças, a linguagem de fácil acesso e a articulação entre o conhecimento popular e o conhecimento científico. Objetivou-se com este estudo propor estratégias lúdicas para a promoção da saúde de crianças em risco de violência, analisar a contribuição do lúdico no cotidiano e no desenvolvimento psicomotor e afetivo-emocional de crianças em situação de risco de violência. Estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, realizado em uma escola pertencente à rede municipal de ensino, situada na periferia da cidade de Fortaleza – Ceará. Os sujeitos foram 15 crianças e seus respectivos responsáveis. A coleta dos dados ocorreu durante os meses de março a maio de 2010, com observação participativa, em seguida, com o desenvolvimento de estratégias lúdicas e educativas em saúde e entrevista semi-estruturada. Os dados foram analisados baseando-se em Bardin (2008). Seguiu-se a Resolução 196/96 que regulamenta a pesquisa com seres humanos. O trabalho obedeceu às normas bibliográficas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os dados foram agrupados em categorias temáticas: Percepção dos informantes acerca das oficinas, Contribuição das estratégias educativas na promoção da saúde. Os dados obtidos permitiram observar que a realização das atividades lúdicas em saúde repercutiu positivamente no cotidiano das crianças, contribuindo na promoção da saúde e desenvolvimento psicomotor e afetivo-emocional destas crianças. Conclui-se que a abordagem lúdica representa um diferencial importante como elemento integrador às estratégias de educação em saúde.