Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título REVISÃO DE PRONTUÁRIOS: UMA FERRAMENTA PARA QUALIDADE NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
Autores
EDINÉA MARIA BORGES MAIA (Relator)
ELIETE PEREIRA MORAIS
MARIA DE BELÉM RAMOS SOZINHO
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Pesquisa

Resumo
Uma assistência de enfermagem prestada aos pacientes de modo ético e legal é o que têm buscado os profissionais da área no sentido de proporcionar ao cliente por ele assistido, não só um atendimento completo, dinâmico e individual, mas também seus devidos registros como uma forma de documentar em prontuário todas as ações desempenhadas em prol do cliente atendido. Este estudo tem como objetivo analisar através das ações descritas no prontuário, como está a qualidade da assistência de enfermagem prestada ao paciente internado nas clínicas do Hospital Ophir Loyola-HOL em Belém Pará. Foi realizado numa abordagem quantitativa, retrospectiva, através de pesquisa nos prontuários de pacientes que receberam alta no período de janeiro a setembro de 2008, num universo de 3245 altas de pacientes vivos, sendo a amostra selecionada de 531 prontuários. A técnica de amostragem utilizada para a seleção dos pacientes foi estratificada proporcional sendo definido como estratos as clínicas, e aleatória simples com uma confiabilidade de 95% e um erro amostral de 5%. Neste estudo foram pesquisados os registros da coleta de dados, exame físico, diagnósticos de enfermagem, evolução do paciente, anotações dos técnicos de enfermagem, e evolução de alta. Como resultado foi observado 51% dos prontuários estavam com coletas de dados completas e corretas, enquanto 2% não foi realizada. Os dados obtidos subsidiaram temáticas para a atualização da equipe de enfermagem através da Divisão de Educação Continuada de Enfermagem e do Grupo de Interesse em Diagnóstico de Enfermagem do HOL. Observamos o progresso da equipe de enfermagem, porém ainda há necessidade de buscar mais conhecimentos através de estudos para alcançar os objetivos para os quais a enfermagem se propõe, que é assistir o paciente com qualidade.