Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENFERMAGEM
Autores
NAYANA CASTELIANA CAVALCANTE CASTELO MELO (Relator)
ELIANA RODRIGUES FREITAS NOGUEIRA
LIANA JÉSSICA QUEIROZ DE FREITAS
BARBARA BEATRIZ GOMES MACHADO
VANESSA DIAS DA SILVA
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: Destaca-se a importância da comunicação como um processo de assistência de enfermagem que facilita a interação com o paciente, bem como a de atitudes e comportamentos que demonstrem respeito e consideração pelas características individuais de cada um. OBJETIVO: Analisar a comunicação na relação enfermeiro-cliente em todo o processo de enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão bibliográfica, retrospectiva no período de 1998 a 2007. O levantamento bibliográfico se deu por meio de pesquisa efetuada via internet, no banco de dados da biblioteca eletrônica ”scielo”. Estudo realizado com a leitura detalhada de artigos em periódicos fundamentados na literatura pertinente. O trabalho segue as normas da ABNT. RESULTADOS: O enfermeiro usa as habilidades de comunicação enquanto estabelece um relacionamento terapêutico com a finalidade de identificar e atender as necessidades de saúde do paciente e contribuir para melhorar a prática de enfermagem, despertando nos pacientes sentimentos de confiança, permitindo que eles se sintam satisfeitos e seguros. O relacionamento enfermeiro-cliente é um processo dinâmico envolvendo o esforço participativo do enfermeiro e do cliente para resolver um problema e para promover a saúde e as habilidades de adaptação do cliente. As habilidades de comunicação interpessoal são utilizadas para desenvolver um relacionamento com os clientes que permita compreendê-los integralmente e atender suas necessidades. CONCLUSÃO: A comunicação é um processo complexo, mas necessário, envolvendo recursos humanos e físicos, que devem ser desenvolvidos, praticados e aperfeiçoados para dinamização do serviço, levando sempre em conta, que a busca de conhecimentos e atualizações devem ser freqüentes. É um processo fundamentalmente contínuo para o crescimento individual e coletivo dos profissionais da área de saúde, alem de melhorar e estabelecer uma assistência de qualidade aos pacientes.