Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título MANHÃ DA MULHER UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PROMOVENDO EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Autores
JUDSON ALVARENGA DA SILVA OLIVEIRA (Relator)
IÁSKARA LAYNE LEITE DOS SANTOS
MARCELA FERREIRA DE SOUZA
TAMIRIS DA SILVA NEVES
THATIANNE ANDRADE DA SILVA
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: O presente estudo trata-se de um relato de experiência vivenciado por acadêmicos de enfermagem durante a disciplina Estágio Supervisionado Integralizador I, que pertence ao sétimo período na currículo do curso de Enfermagem da Universidade do Grande Rio, -UNIGRANRIO- no Ambulatório Sagrada Face - Vila Canaã, Municipio de Duque de Caxias no qual realizamos á atividade MANHÃ DA MULHER, promovendo educação em saúde, contribuindo assim para a Atenção Integral á Saúde da Mulher. Objetivo: Descrever a atividade e pontuar sua relevância para tal comunidade. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência onde realizamos palestras ressaltando a importância dos seguintes temas: planejamento familiar, auto-exame das mamas, exame colpocitologico, DSTs , vulvovaginites e climatério. Utilizamos como recurso folders confeccionados pelos acadêmicos e aparelho data show. A atividade foi realizada no mês de abril de 2010 no dia 20 das 09:30hs ás 11:30. O publico alvo foi usuários da própria comunidade que acessam os serviços presentes no Ambulatório. Resultados/Conclusão: Foram evidenciados bons resultados, onde observamos o grande interesse dos usuários pelos assuntos abordados na temática exposta. Maior motivação ouvintes após a apresentação de cada tema. Houve uma boa interação entre acadêmicos de enfermagem e a comunidade tornou-se possível desenvolver ações que visam á prevenção de doenças, promoção e recuperação de saúde proporcionando melhor qualidade de vida à população. Concluimos que á atividade MANHÃ DA MULHER mostrou-se um ótimo instrumento para educação em saúde, permitindo assim o conhecimento das reais necessidades da comunidade, bem como a busca para uma melhor qualidade de vida. Sem dúvida esse atividade possibilitou que os acadêmicos sejam multiplicadores de uma política, voltada para a assistência integral à saúde e que os programas de educação para a mesma tenham espaços reservados nas universidades, facilitando a compreensão das necessidades e da realidade da saúde publica. Promover educação em saúde é a melhor forma de prevenir agravos de uma comunidade.