Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DO ENFERMEIRO: DIFICULDADES, RESISTÊNCIAS E INICIATIVAS
Autores
ELAINE ANTUNES CORTEZ (Relator)
JAMILLA RIBEIRO ALVES PEREIRA
KEYLLA CRISTHIANE DE ALMEIDA CORRÊA
FERNANDA GARCIA BEZERRA GOES
BARBARA SOARES AVANCI
Modalidade Comunicação coordenada
Área Ensino e pesquisa
Tipo Monografia

Resumo
O campo de realização dos estágios curriculares supervisionados tem se mostrado, para nós acadêmicos de enfermagem, um processo reflexivo em relação à formação de um profissional problematizador que se distancie do modelo tradicional em suas ações educativas. Neste sentido, esse estudo possui o objetivo de identificar a concepção pedagógica presente nas práticas educativas do enfermeiro. Traçando como problema de pesquisa: qual a concepção pedagógica presente nas práticas educativas do enfermeiro? Tendo como objeto de estudo: a concepção pedagógica presente nas práticas educativas do enfermeiro. O tipo de estudo é de natureza qualitativa, sendo classificada como pesquisa bibliográfica, criando-se duas categorias: 1) Concepção tradicional X Concepção problematizadora: dificuldade e resistência da implementação de uma concepção crítica nas práticas educativas do enfermeiro; 2) Pedagogia problematizadora: experiências de uma prática transformadora. O estudo realizado nos mostrou, indiretamente, a existência da concepção pedagógica tradicional nas práticas educativas do enfermeiro e a dificuldade e resistência para implementar uma pedagogia crítica em suas ações, porém, mesmo diante dessas barreiras, evidenciou-se uma mobilização de enfermeiros em vários campos de atuação com movimentos, estratégias e iniciativas de mudanças para uma concepção problematizadora.