Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA PERSPECTIVA DA ARTICULAÇÃO ENSINO/SERVIÇO
Autores
JOHNY CARLOS DE QUEIROZ (Relator)
LUCÍDIO CLEBESON DE OLIVEIRA
LAURO GEOVANE MORAIS RODRIGUES
FRANCISCO RAFAEL RIBEIRO SOARES
AMÉLIA CAROLINA LOPES FERNANDES
Modalidade Comunicação coordenada
Área Autoridade, poder e cidadania
Tipo Relato de experiência

Resumo
A prática do Estágio Supervisionado foi implantada nos Currículos dos Cursos de Graduação em Enfermagem e regulamentado pela Resolução nº3/2001 do CNE/CES, em 2001, instituindo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem (DCNCGE), com a finalidade de definir princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de enfermeiros, com aplicação em âmbito nacional na organização, desenvolvimento e avaliação dos projetos pedagógicos dos Cursos (PPC) das Instituições de ensino superior. Neste sentido este estudo trata de uma análise contextual de um fenômeno na prática do ensino de enfermagem com o objetivo de refletir o Estágio Curricular Supervisionado realizado em um Hospital Geral, na clínica médica, clínica cirúrgica e pronto socorro na perspectiva da articulação ensino/serviço a partir da nossa vivência enquanto atores envolvidos com o processo de ensino/aprendizado e discutir estratégias para a consolidação do que está posto nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem e no Projeto Político Pedagógico da Faculdade de Enfermagem (FAEN) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O estudo mostra que esta proposta pedagógica, apesar de implantada há doze anos, ainda encontra resistência por uma parcela de enfermeiros preceptores que dificultam o acesso do aluno ao campo prático em virtude da não permanência no local do docente responsável pela disciplina, desconhecendo a sua função, como Enfermeiro, no processo de ensino aprendizagem.