Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título ESTRATÉGIAS PARA CAPTAÇÃO DE ADOLESCENTES PARA ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO
Autores
DEUSA HELENA DE ALBUQUERQUE MACHADO (Relator)
SANDRA GUADALUPE MOUSINHO DA SILVA RODRIGUES
HELBA CUNHA DE SOUSA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Ensino e pesquisa
Tipo Relato de experiência

Resumo
Os Adolescentes são o grupo que mais se distanciam da Atenção Básica de Saúde, pois são eles quem menos procuram os serviços de saúde. É uma fase em que ficam bastante vulneráveis a comportamentos inadequados e sujeitos a atos viciosos que os levam a desenvolver um comportamento inadequado perante a sociedade e família. Trata-se de um relato de experiência com grupo de adolescentes, grupo esse que teve como objetivos propiciar ao grupo de adolescentes da área, o bem estar físico, mental e social, e que estes adolescentes identifiquem aspirações, satisfaçam ou demonstre suas necessidades e modifiquem favoravelmente o meio ambiente, adquirindo hábitos e estilos de vida saudáveis e que vejam a equipe da Estratégia Saúde da Família como uma aliada na resolução de seus problemas e melhoria da qualidade de vida. Utilizou como cenário do estudo a Unidade Básica de Saúde Primavera equipe 177 de Teresina. Participaram da mostra os adolescentes das sete micro áreas. Foram empregados como recursos: dinâmicas, vídeos educativos, palestra com profissional de saúde, esporte e lazer, consulta de enfermagem, avaliação individual e coletiva. Dentre os resultados encontramos adolescentes necessitados de uma participação social e de uma avaliação melhor do seu crescimento e necessitados de esclarecimentos sobre as transformações próprias da adolescência, mas que se manifesta de forma diferente em cada um. E que por receio da própria imagem que lhes é transmitida que Hospital é local de doente, por serem assim, não procuram a Unidade, mas se mostraram bastantes receptivos ao diálogo e as atividades desenvolvidas “extra-muro”.Considera-se importante ressaltar que o adolescente está numa fase diferenciada e sensível a repreensões que ao serem feitas de forma inadequadas podem afastá-lo totalmente da equipe, por isso, é importante que cada avaliação seja analisada em grupo e adotada a melhor maneira para ser abordada.