Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título A VISITA DOMICILIAR COMO INSTRUMENTO PARA AÇÕES EDUCATIVAS EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
RIANE TIARA DA SILVA SOARES (Relator)
CIBELLE FERREIRA NUNES
GABRIELA LIMA DA COSTA
NEWTON ANDREY PINTO MONTEIRO
CÍNTIA DO SOCORRO MATOS PANTOJA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Ensino e pesquisa
Tipo Relato de experiência

Resumo
O modelo assistencial da Estratégia Saúde da Família (ESF), propõe um processo de trabalho multiprofissional e determinado pela assistência a cuidados planejados e individualizados as diferentes faixas etárias que por meio das visitas no domicílio devem propiciar ações de acolhimento, vínculo, autonomia e resolução das questões relacionadas a saúde da comunidade. O estudo teve como objetivos descrever como a enfermagem desenvolve as ações educativas durante a visita domiciliar, reconhecer as dificuldades e limitações ao realizar suas atividades e elaborar estratégias para que a população das áreas responsáveis pela equipe seja participante do processo educativo em saúde. Trata-se de um estudo metodológico do tipo descritivo, caracterizado como relato de experiência, durante as atividades desenvolvidas pelos residentes de enfermagem do primeiro e do segundo ano na modalidade saúde da família sendo realizado pela observação nas áreas cobertas pelas equipes 005 e 071 de Saúde da Família que atuam no bairro Zerão no município de Macapá – AP. Para tanto utilizou-se referencial teórico que abordem assuntos relacionados a visita domiciliar. Como resultado da pesquisa, verificou-se que as atividades de educação em saúde para o auto cuidado desenvolvidas pela enfermagem e o relato dos residentes durante a visita domiciliar, contribuíram como objeto de investigação para o aprendizado teórico-prático e familiarização com o tema em estudo. Conclui-se sobre a importância dos trabalhos desenvolvidos pelas equipes de Saúde da Família em se tratando da visita domiciliar para a aproximação entre profissionais da saúde com os usuários, estabelecendo interação de informações e aproximando realidades, baseadas na prática assistencial, sendo subsídio também para experiências práticas dos residentes na promoção e prevenção da saúde.