Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título COMPREENSÃO DE DOCENTES DE ENFERMAGEM SOBRE VALORES ÉTICOS: ESTUDO FENOMENOLÓGICO A PARTIR DE MAX SCHELER
Autores
ALAN DIONIZIO CARNEIRO (Relator)
SOLANGE FÁTIMA GERALDO DA COSTA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Ensino e pesquisa
Tipo Dissertação

Resumo
O cuidar é uma proposta e uma vivência ética, na qual elementos constitutivos primários de atenção à saúde, de preocupação com o humano passam a ser o seu fim, seu modus operandi, sua razão de ser. Neste sentido, este estudo teve como objetivo: compreender o entendimento de docentes de Enfermagem a respeito de valores éticos a partir do referencial fenomenológico e axiológico de Max Scheler. Esta investigação consistiu numa pesquisa de campo de natureza fenomenológica com abordagem qualitativa, desenvolvida com a participação de doze docentes de Enfermagem responsáveis por ministrar disciplinas teórico-práticas para o curso de Graduação em Enfermagem, mediante a realização de uma entrevista semi-estruturada. A análise dos depoimentos, feita através da contemplação fenomenológica, seguiu os passos de descrição, redução e discussão fenomenológicas. Por meio da apreensão das essências, foi possível compreender que os docentes de Enfermagem entendem os valores éticos como uma construção interior e um modo de se relacionar enquanto pessoa. Pode-se afirmar que cada docente de Enfermagem compreende que cada aluno, em seu momento de cuidar, vive um processo anterior de busca e de despertar de valores, sempre que a ocasião de cuidado se origina de um envolvimento, de um cuidado empático e não, simplesmente, diretivo e técnico. Desta forma, o ensino de Enfermagem deve ser um ato educativo comprometido com o outro, seus valores e suas relações, facilitador de um ethos centrado na reciprocidade e solidariedade, permitindo ao aluno, quando terminada sua formação acadêmica, ser capaz de reconhecer, em cada ação de cuidado, a necessidade e complexidade do ser humano. Ressalte-se que etimologicamente educação, ex-ducere, significa pôr-se em determinado caminho. Assim, o ato de ensinar, educar, convida aquele que se coloca na posição de aprendiz, caminheiro, refletir sobre o mundo do cuidado e, ao educador, perquirir-se o que levou o aluno a tal escolha, bem como, se esta predileção preencheu seus firmamentos.