Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título A MULTIDISCIPLINARIDADE NO ESTÁGIO CURRICULAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ATENÇÃO BÁSICA
Autores
LIZA MANUELLE BATISTA MOREIRA DA SILVA (Relator)
ANALUCIA DE LUCENA TORRES
ERICKA MARIA DO NASCIMENTO
MARIA DE FÁTIMA DA SILVA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Multiprofissionalidade e democracia
Tipo Relato de experiência

Resumo
A multidisciplinaridade é o conjunto de disciplinas a serem trabalhadas simultaneamente, sem fazer aparecer às relações que possam existir entre elas, destinando-se a um sistema de um só nível e de objetivos únicos, sem nenhuma cooperação. A Estratégia de Saúde da Família (ESF) compõe em seu quadro de atividades complementares o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) que atua através da multidisciplinaridade promovendo o atendimento e triagem em âmbito primário nas Unidades de Saúde. O curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico de Vitória compõe em sua grade curricular o estágio curricular supervisionado em Atenção Básica. Este estágio é realizado no oitavo semestre do Curso e tem como objetivo proporcionar a prática das aulas teóricas da graduação desenvolvendo a Atenção Básica e enfocando a multidisciplinaridade na Unidade Básica de Saúde através da atuação do NASF. O objetivo desse estudo é descrever a experiência de multi e interdisciplinaridade vivenciada com a equipe de profissionais de saúde que constitui o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Para tanto, realizou-se revisão teórica e bibliográfica em artigos originais publicados em revistas indexadas, capítulos de livros e dados baseados na própria experiência: percepção dos sujeitos envolvidos. A proposta é de possibilitar ao aluno graduando vivenciar o trabalho desenvolvido na Atenção Primária enfocando também a multidisciplinaridade que ocorre com os outros profissionais da Unidade. As atividades realizadas no estágio curricular promovem autonomia e responsabilidade do futuro profissional sendo possível complementar a formação universitária, contribuindo não só como uma inovação para atender às exigências do Currículo Mínimo em Enfermagem, como também para dar consistência à formação pretendida com o novo currículo que valoriza a multidisciplinaridade na Atenção Primária. Observou-se que desde a graduação é possível vivenciar com a equipe de saúde da Atenção Básica, um comprometimento com os reais interesses e as condições concretas de vida da população abrangida pela Estratégia de Saúde da Família (ESF). Conclui-se que a abordagem interdisciplinar é a que mais se aproxima da visão da complexidade que caracteriza os cuidados em saúde, numa tentativa de superação do enfoque biomédico, remediativo e fragmentado.