Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título VIOLÊNCIA ENTRE ADOLESCENTES EM UMA CAPITAL DA REGIÃO AMAZÔNICA
Autores
RENATA BENTES DE OLIVEIRA RESTIER (Relator)
MARIA INÊS FERREIRA DE MIRANDA
ROSILÂINE KEFFER DELFINO
BIANCA COL DEBELLA
PEDRO DI TÁRIQUE
Modalidade Comunicação coordenada
Área Ensino e pesquisa
Tipo Pesquisa

Resumo
Resumo: A violência é conceituada como uma violação da ordem e das regras da vida em comunidade. Ao definir violência no espaço escolar Abramovay (2003), afirma que este fenômeno é antigo e ocorre em todo o mundo configurando como um grave problema social, caracterizado por indisciplina, delinqüência, problemas de relação professor-aluno e aluno-aluno. Este trabalho buscou avaliar o contexto de violência presente nas relações entre adolescentes do segundo ano do ensino médio de escolas públicas e privadas da cidade de Porto Velho, Rondônia, Brasil, a partir da investigação da magnitude do problema. A metodologia baseou-se no método quantitativo, e a coleta foi realizada através da aplicação do instrumento do tipo survey ABRAMOVAY et. al 2002 e ABIPEME em 280 estudantes. As análises estatísticas foram realizadas através do programa Epi Info 3.5.1. Os resultados encontrados mostram que a idade média dos escolares foi de 16,21 anos (± DP 1,07). Dos entrevistados 53% e 47% eram do sexo feminino e masculino respectivamente, 53% se classificaram como mestiço/pardo e 51% pertencem à classe socioeconômica C. 69% dos alunos que responderam ao questionário já sofreram violência verbal. Para 43% dos entrevistados os alunos são quem mais sofrem agressões físicas no ambiente escolar. Quando questionados sobre a reação mediante as agressões 47% dos alunos responderam que se vingam com a ajuda de amigos. De acordo com os entrevistados as armas mais utilizadas nas ocorrências de violência são as facas (13%) e armas de fogo (4%). A existência de ameaças e assalto aos alunos e professores foi confirmada por 66% e 46% dos entrevistados respectivamente. Com base nos resultados é possível afirmar que a violência é vivenciada e protagonizada pelos adolescentes no espaço escolar e que os mesmos agrupam-se por afinidades diante de situações de agressões perpetuando a violência neste meio. O entendimento da realidade existente é primordial quando o intento é aprimorá-la. Nesse sentido, a procura por identificar o diagnóstico da magnitude da violência nas escolas em Porto Velho é um passo importante para: compreender as características que envolvem esse fenômeno e buscar novas visões e abordagens educativas de prevenção a essa problemática na perspectiva de minimizar os efeitos da violência que afeta esta parcela social em formação, tanto física como psicológica.