Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título O ESTUDO DE CASO COMO FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
Autores
THIAGO SANTOS DE ARAÚJO (Relator)
DANIELLE SOUZA SILVA
MARIANNA CRISTINA SIZENANDO MAIA GONDIM
ALANNA TAMIRES DOS SANTOS
LINDA KÁTIA OLIVEIRA SALES
Modalidade Comunicação coordenada
Área Ensino e pesquisa
Tipo Relato de experiência

Resumo
O trabalho da enfermagem, quando subsidiado por princípios científicos que envolvem atividades sistematicamente deliberadas e coesas, promove a avaliação do estado de saúde dos clientes. Para isso, estratégias metodológicas são eleitas para estruturar a assistência, envolvendo a coleta de dados, o diagnóstico de enfermagem, o planejamento, a implementação e a avaliação. Nesta perspectiva, objetivou-se realizar um estudo de caso com um cliente hospitalizado, no intuito de construir diagnósticos de enfermagem e traçar planos terapêuticos que resultem em melhoras do quadro clínico. Trata-se de um estudo de caso (normas da ABNT), realizado por acadêmicos de enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, com um paciente pediátrico admitido no Hospital do Seridó-Caicó/RN. O estudo partiu da aula prática da disciplina Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem no Processo Saúde/Doença da Criança, ofertada no 5° período. O estudo iniciou-se sob a permissão do responsável pelo paciente na admissão, e durou 5 dias consecutivos (4h/dia). Foi realizada anamnese completa, exame físico, avaliação dos medicamentos e exames complementares prescritos. Tratava-se de um pré-escolar, sexo masculino, 2 anos e 7 meses, admitido em 04/12/2009 apresentando hipertermia, mucosas hipocoradas, dispnéia, tosse e dor no quadrante superior direito e esquerdo do abdome, acentuada à palpação. Diagnóstico médico apontou pneumonia, sendo prescrito Sabultamol, Ceftriaxona, Oxacilina entre outros e os exames complementares, anemia e no RaioX de tórax pequena área de condensação comprometendo o lobo inferior do pulmão direito. Os diagnósticos de enfermagem elaborados pelos discentes incluíram dor; desobstrução ineficaz das vias respiratórias; comportamento infantil desorganizado; risco para infecção. O plano terapêutico traçado: orientações para mudança de decúbito; a adoção da posição de Fowler; higiene pessoal; ingestão de líquido e alimentos ricos em ferro e vitamina C; ludoterapia. Para a equipe, o cuidado com a limpeza da enfermaria e o acolhimento multiprofissional a família foram ressaltados. O paciente evoluiu bem e em 09/12/2009 recebeu alta hospitalar. A presente experiência permitiu construir um conjunto de diagnósticos de enfermagem, que evidenciaram a complexidade do quadro clínico estudado e apontaram intervenções conjuntas que resultaram na avaliação positiva do estado geral do cliente, traduzindo-se num instrumento norteador do processo de trabalho do enfermeiro.