Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO CONTINUADA EM HOSPITAIS DA REDE MUNICIPAL DE SAUDE DE TERESINA: CONHECIMENTO DE ENFERMEIROS GERENTES
Autores
LARISSA ALVES ALCÂNTARA (Relator)
LORENA KARONINE DE BRITO CARNEIRO
MARIA NOÉLIA MELO BRANDÃO
JAYRA PORTELA CARDOSO PIMENTEL
MARTA CIBELLE DE SOUSA SANTOS
Modalidade Comunicação coordenada
Área Ensino e pesquisa
Tipo Monografia

Resumo
A Educação Continuada é um componente essencial dos programas de formação e desenvolvimento de recursos humanos nas instituições. É compreendida como a utilização do conhecimento teórico aplicado a profissão com enfâse em temas especializados, no intuito de promover a atualização técnico-científica. Desta forma a Educação Continuada é um conjunto de práticas usuais que objetivam mudanças pontuais nos modelos hegemônicos de formação e atenção à saúde. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o conhecimento dos gerentes de enfermagem sobre Educação Continuada, identificar a realidade da Educação Continuada nos diversos serviços gerenciados por esses enfermeiros e discutir como os gerentes de enfermagem visualizam o processo de Educação Continuada em seu serviço. Trata-se de um estudo qualitativo com abordagem descritiva.O cenário do estudo foram às instituições hospitalares da rede municipal de saúde da cidade de teresina. Os sujeitos da pesquisa são oito enfermeiros gerentes. Para coleta de dados utilizou-se um roteiro de entrevista com perguntas abertas e fechadas e para a análise, o método de análise obedeceu à proposta metodológica: ordenação, classificação e análise de conteúdo. Os aspectos éticos e legais da pesquisa foi de acordo com a Resolução 196, de 10 de outubro de 1996, do Conselho Nacional de Saúde. Foram discutidas quatro categorias: Conhecimento diversificado sobre Educação Continuada; Maneiras como se processa a Educação continuada nesses hospitais; Educação Continuada se processando sem programação prévia; e Cursos e capacitação realizados a depender de iniciativas locais e capacidades de liderança de cada gerente de Enfermagem. Conclui-se que a Educação Continuada ainda segue ações antigas, é uma pratica deficiente e que ainda ocorre sem programação. Percebe-se que há a necessidade de práticas educativas transformadoras e não apenas produtoras de um fazer baseado em normas e rotinas, às vezes desatualizadas e práticas repetitivas desarticuladas do pensamento crítico no ambiente do trabalho. Palavras-chave: Enfermagem. Educação Continuada. Educação Permanente. .