Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título ATIVIDADES DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM ENFERMAGEM
Autores
LIZA MANUELLE BATISTA MOREIRA DA SILVA (Relator)
AUGUSTO CÉSAR BARRETO NETO
Modalidade Comunicação coordenada
Área Ensino e pesquisa
Tipo Relato de experiência

Resumo
A monitoria é um serviço de apoio pedagógico que promove o desenvolvimento de habilidades técnicas e aprofundamento teórico, oportunizando o aperfeiçoamento acadêmico. A disciplina de Urgência e Emergência em Enfermagem integra a grade curricular do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico de Vitória. É desenvolvida no quinto semestre do Curso e tem como objetivo proporcionar a prática das aulas teóricas em manequins e nos próprios alunos, antes dos estágios em Hospitais e no SAMU. A disciplina tem quatro monitores. As monitorias são previamente agendadas de acordo com os horários pré-estabelecidos e de acordo com o tema visto nas aulas teóricas, o qual é solicitado pelo grupo. Os grupos são compostos por cinco alunos, de acordo com os grupos de estágios das aulas práticas. Descrever a experiência na monitoria em Urgência e Emergência em Enfermagem, contribuindo para facilitar e dinamizar o processo ensino-aprendizagem com o objetivo de enfocar a importância da monitoria como atividade de iniciação à docência desde a formação acadêmica. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Para tanto, realizou-se revisão teórica e bibliográfica em artigos originais publicados em revistas indexadas, capítulos de livros e dados baseados na própria experiência: percepção dos sujeitos envolvidos. Durante as aulas práticas, desenvolvem-se atribuições de iniciação a docência, como observar e avaliar o desempenho do estudante nos procedimentos técnicos apreendidos em sala de aula, além de proporcionar ao aluno a repetição da aula teórica através da prática em manequins e em voluntários do grupo. Essas atividades de monitoria complementam a formação universitária, contribuindo para a capacitação em ministrar disciplinas, coordenar cursos e unidades de ensino. Participar da monitoria exige maior dedicação e responsabilidade na execução das atividades universitárias, exigindo a necessidade constante de atualização e de pesquisa. Para os autores do presente trabalho, os monitores desta disciplina, esta experiência representou o primeiro contato com a docência oportunizando uma participação mais pedagógica e ativa no curso. Além disso, foi possível observar através dos relatos dos alunos que a repetição e a realização dos procedimentos durante a monitoria promovem maior confiança e desenvoltura na prática dos atendimentos de Urgência e Emergência.