Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título MONITORIA ACADÊMICA NA DISCIPLINA PSICOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
ANTONIO TIAGO DA SILVA SOUZA (Relator)
ADNA MARIA CASTRO
ANDERSON DA SILVA SOUSA
JOYCIANNE RAMOS VASCONCELOS DE AGUIAR
KADJA KARLA DE SOUSA MAGALHÃES
Modalidade Comunicação coordenada
Área Ensino e pesquisa
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: O aluno-monitor ou simplesmente monitor é o estudante que, interessado em desenvolver-se, aproxima-se de uma disciplina ou área de conhecimento e junto a ela realiza pequenas tarefas ou trabalhos que contribuem para o ensino dessa disciplina. OBJETIVOS: Discorrer sobre a atividade de monitoria realizada na disciplina Psicologia Aplicada à Enfermagem no ano letivo de 2009 e descrever sobre sua importância como instrumento de ensino-aprendizado. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência sobre a monitoria acadêmica que foi vivenciada pelo relator e demais monitores no período de março a dezembro de 2009. A disciplina inserida, na época, no 2º período da grade curricular do curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade NOVAFAPI tinha como propósito fornecer orientações gerais para o alunado atender satisfatoriamente e holisticamente os clientes com necessidades emocionais decorrentes de doenças físicas e/ou psíquicas. RESULTADOS: Através da monitoria, foi possível interagir com a docente da disciplina, com os alunos, com os usuários, familiares e servidores do Hospital Areolino de Abreu, contribuindo não só para o conhecimento científico dos acadêmicos de Enfermagem, mas também para o crescimento pessoal do alunado enquanto acadêmicos e futuros profissionais da área de saúde. CONCLUSÃO: A monitoria é uma experiência bastante enriquecedora, visto que concilia o aprendizado e o ensinamento, pois ao mesmo tempo em que aumenta a vivência clínica, consegue-se passar conhecimentos aos alunos, que são recém-chegados ao contato com o paciente e com a prática clínica, incentivando a carreira docente, de forma crítica e construtiva. Assim a monitoria possibilitou tanto a ampliação de conhecimentos na área ofertada, interação com a docência e no caso específico da área da psicologia aprofundamento da prática na assistência ao portador de doença mental.