Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título “O SUPER ESTATUTO”: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO GRUPO DE TEATRO AMADOR “ENFERMEIROS LUMINESCENTES”
Autores
KISNA YASMIN ANDRADE ALVES (Relator)
PÉTALA TUANI CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR
TACIANA JACINTO DE ALMEIDA
ISABEL CRISTINA AMARAL DE SOUSA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Ensino e pesquisa
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: Desde as últimas décadas, os brasileiros vivenciam a transição demográfica, a qual se constitui pelo envelhecimento da população mediante o aumento da expectativa de vida e a redução das taxas de natalidade. Assim, evidencia-se a necessidade da sensibilização e reafirmação popular quanto às ações que se devem realizar para garantir a concretização dos pressupostos constitucionais apreciados no Estatuto do Idoso, através da Lei 10471, de 01 de outubro de 2006. OBJETIVO: Descrever um relato de experiência do grupo de teatro amador “Enfermeiros Luminescentes” acerca das práticas de Educação em Saúde referentes ao tema Estatuto do Idoso. METODOLOGIA: O grupo de teatro amador é constituído por discentes do curso de Enfermagem que atuam mediante caracterização com vestimentas e jaleco de cor branca somada às pinturas dos rostos e emprego dos narizes de palhaço. O exercício educativo abarca a visão planetária de educação proposta por Edgar Morin (1999), a Educação Popular idealizada por Paulo Freire (1987; 1996) e a concepção do ludismo como forma de aproximar prazer e conhecimento defendida por Piaget (1978) e se dá através do uso de uma peça teatral denominada “O Super Estatuto”, a qual retrata situações que infringem os direitos dos idosos e por meio da panfletagem. RESULTADOS: O exercício educativo contempla as práticas de educação diante da concepção do modelo ampliado de saúde, o que é essencial para transformar determinados hábitos de vida em ações acumuladoras de saúde. Assim, essa premissa foi concretizada, uma vez que após a peça o público realizou um momento reflexivo sobre as temáticas, verbalizou as experiências vivenciadas e expôs estratégias para a transformação de pensamentos e para inserção social dos idosos. Os participantes revelaram que a panfletagem representa uma importante ferramenta de transmissão de conhecimentos, já que o público a utilizava para sensibilizar outros sujeitos quanto aos direitos contidos no Estatuto do Idoso. CONCLUSÃO: Nessa perspectiva, o emprego do teatro amador institui-se como uma metodologia eficaz para formação de disseminadores de conhecimento popular e, portanto, contribui para uma melhor qualidade de vida e inserção social dos idosos. As vivências do exercício educativo demonstraram resultados positivos mesmo sendo pontuais e efêmeras, nos conscientizando da importância da continuidade dos trabalhos, principalmente diante da real transição demográfica que vivenciamos.