Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO EM SAÚDE E FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES PARA O CUIDADO DO BINÔMIO MÃE-FILHO NO PERÍODO PÓS-PARTO
Autores
ALEXANDRA DO NASCIMENTO CASSIANO (Relator)
ANDIARA ARAÚJO CUNEGUNDES DE BRITO
FERNADA ALVES DE LIMA
CRISTYANNE SAMARA MIRANDA DE HOLANDA
ROBERTA KALINY DE SOUZA COSTA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Ensino e pesquisa
Tipo Relato de experiência

Resumo
Embasados nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), os serviços de saúde se utilizam de um conjunto de ações assistenciais, promocionais e preventivas através da educação em saúde, a fim de desenvolver autonomia do usuário diante do seu próprio processo saúde-doença. Neste sentido, o trabalho educativo realizado no período gestacional e puerperal se configura como uma ação significativa na prevenção dos possíveis riscos e agravos ao binômio mãe-filho, sendo este marcado por intensas modificações na mulher, acompanhado por sentimentos de dúvidas e insegurança quanto ao retorno de sua vida cotidiana e os cuidados com o bebê. Diante desse contexto, o objetivo é relatar o desenvolvimento de práticas de educação em saúde relacionadas ao puerpério com gestantes e acompanhantes de uma Unidade de Saúde da Família de Caicó/RN. Trata-se de um relato de experiência construído a partir da vivência de ações educativas desenvolvidas no projeto de extensão intitulado Da Universidade à Comunidade: Formando Multiplicadores para o Binômio mãe-filho no período pós-parto. O projeto foi desenvolvido a partir de encontros quinzenais durante os meses de Abril e Maio de 2010, utilizando-se da metodologia prática-teoria-prática, tendo como público alvo as gestantes cadastradas no programa pré-natal na USF do Bairro Castelo Branco, no município de Caicó/RN e suas respectivas acompanhantes no período pós-parto. Sua organização envolve o trabalho de docentes e discentes do curso de Graduação em Enfermagem, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, além da participação de uma equipe multidisciplinar. A construção do trabalho seguiu as normas da ABNT. As temáticas abordadas nos encontros foram: o que levar para a maternidade; organização do quarto do bebê; o pós-parto: higiene da mulher no pós-parto; cuidados com a episiorrafia; o leite materno e a amamentação; alimentação da mulher no pós-parto; cuidados com a mama durante a amamentação. Os encontros permitiram a troca de experiências entre gestantes e acompanhantes, discentes, docentes e equipe de saúde. Considerando a predominância de primigestas, as atividades educativas proporcionaram uma aproximação com conhecimentos relacionados ao momento do parto e puerpério, além de contribuir no desenvolvimento do autocuidado da mulher, auxiliada por seu acompanhante, aprendendo a prevenir e a detectar precocemente agravos à saúde do binômio mãe-filho, bem como amenizar sentimentos de medo, angústia e insegurança.