Embasados nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), os serviços de saúde se utilizam de um conjunto de ações assistenciais, promocionais e preventivas através da educação em saúde, a fim de desenvolver autonomia do usuário diante do seu próprio processo saúde-doença. Neste sentido, o trabalho educativo realizado no período gestacional e puerperal se configura como uma ação significativa na prevenção dos possíveis riscos e agravos ao binômio mãe-filho, sendo este marcado por intensas modificações na mulher, acompanhado por sentimentos de dúvidas e insegurança quanto ao retorno de sua vida cotidiana e os cuidados com o bebê. Diante desse contexto, o objetivo é relatar o desenvolvimento de práticas de educação em saúde relacionadas ao puerpério com gestantes e acompanhantes de uma Unidade de Saúde da Família de Caicó/RN. Trata-se de um relato de experiência construído a partir da vivência de ações educativas desenvolvidas no projeto de extensão intitulado Da Universidade à Comunidade: Formando Multiplicadores para o Binômio mãe-filho no período pós-parto. O projeto foi desenvolvido a partir de encontros quinzenais durante os meses de Abril e Maio de 2010, utilizando-se da metodologia prática-teoria-prática, tendo como público alvo as gestantes cadastradas no programa pré-natal na USF do Bairro Castelo Branco, no município de Caicó/RN e suas respectivas acompanhantes no período pós-parto. Sua organização envolve o trabalho de docentes e discentes do curso de Graduação em Enfermagem, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, além da participação de uma equipe multidisciplinar. A construção do trabalho seguiu as normas da ABNT. As temáticas abordadas nos encontros foram: o que levar para a maternidade; organização do quarto do bebê; o pós-parto: higiene da mulher no pós-parto; cuidados com a episiorrafia; o leite materno e a amamentação; alimentação da mulher no pós-parto; cuidados com a mama durante a amamentação. Os encontros permitiram a troca de experiências entre gestantes e acompanhantes, discentes, docentes e equipe de saúde. Considerando a predominância de primigestas, as atividades educativas proporcionaram uma aproximação com conhecimentos relacionados ao momento do parto e puerpério, além de contribuir no desenvolvimento do autocuidado da mulher, auxiliada por seu acompanhante, aprendendo a prevenir e a detectar precocemente agravos à saúde do binômio mãe-filho, bem como amenizar sentimentos de medo, angústia e insegurança. |