Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título O ENSINO DA BIOÉTICA COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO CIDADÃ
Autores
ALEXANDRA DO NASCIMENTO CASSIANO (Relator)
ILDONE FORTE DE MORAIS
WILLIAN MARCOS DE MELO NÕGA
JOYCE VIANA BARBOSA
GLAUBER WEDER DOS SANTOS SILVA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Autoridade, poder e cidadania
Tipo Relato de experiência

Resumo
A Bioética constitui-se como campo contextualizado de reflexões e discussões acerca da realidade multidisciplinar que permeiam as problemáticas referentes às questões que envolvem a vida e o processo saúde/doença. Para tanto, esta se utiliza de instrumentos sociais, políticos, éticos e jurídicos que embasam as decisões a serem consideradas como corretas dentro do contexto peculiar a cada situação de conflito. Diante das multiplas opiniões e do respaldo jurídico que embasa a prática da assistência à saúde, teve como objetivo discutir a importância da realização do III Seminário de Bioética em Enfermagem, como instrumento metodológico para o processo ensino/aprendizagem da Ética. Trata-se de um relato de experiência, construído a partir da vivência de acadêmicos do terceiro período do curso de graduação em Enfermagem, proporcionada pela organização do III Seminário de Bioética em Enfermagem, realizado na cidade de Caicó/RN em Março de 2010, proposto pela disciplina Ética, Saúde e Sociedade, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, como um evento de participação acadêmica e social. O evento teve como tema principal a discussão dos direitos dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), apresentando como eixos temáticos a Bioética e os direitos da criança e do adolescente, Bioética e os direitos da mulher, Bioética e os direitos do homem, Bioética e os direitos dos profissionais de saúde, entre outros, sendo também privilegiados os estatutos e leis vigentes dos respectivos grupos supracitados. A construção do trabalho seguiu as normas da ABNT. As discussões caminharam na perspectiva multidisciplinar, com a participação de acadêmicos de Enfermagem, Serviço Social, Pedagogia entre outros. Além destes, ocorreu à significativa representação de alunos de cursos técnico de enfermagem e de profissionais, promovendo a articulação ensino/trabalho. Nesse sentido, entende-se que refletir e discutir sobre os direitos do cidadão é de fato uma reflexão do campo da bioética, uma vez que tal proposta visa contribuir com a sensibilização na formação dos profissionais da saúde em defender a efetivação dos direitos dos usuários. Diante desse contexto, torna-se imprescindível discorrer sobre a importância de momentos como o III Seminário de Bioética em Enfermagem na formação ética a fim de construir coletivamente o ideário da cidadania e o respaldo legal necessário para resolução dos conflitos existentes no cotidiano dos serviços de saúde.