Anais - 10º CBCENF

Trabalhos

Título VIOLÊNCIA NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
Autores
MURILO DE QUEIROZ MOREIRA (Relator)
DIEGO OLIVEIRA MIRANDA
TATIANA CARNEIRO DE RESENDE
ROSE APARECIDA SILVA DE CARVALHO
LUANA MESQUITA AMARAL
Modalidade Comunicação Coordenada

Resumo
Objetivo: Conhecer a perspectiva da violência na visão de acadêmicos de enfermagem da Universidade Presidente Antônio Carlos - Araguari - Mg e como eles convivem com este sério problema de saúde pública; identificar o conhecimento dos acadêmicos em relação à violência enquanto futuros profissionais da saúde; conhecer a realidade pessoal dos acadêmicos em relação à violência. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa que buscou a compreensão dos tipos de violência na visão dos acadêmicos de enfermagem da Universidade Presidente Antônio Carlos - Araguari - Mg. A pesquisa qualitativa busca responder as questões com nível de qualidade que não pode ser quantificado, isto é, trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis. Utilizou-se como fundamentação do estudo a Sociologia Fenomenológica. Resultados: A indagação sobre os tipos de violência que os acadêmicos conhecem deixou claro a pouca informação a que estão sujeitos, como futuros profissionais da saúde, que secundarizaram a amplitude profissional de se lidar com as emoções e sentimentos humanos. Conclusões: O presente estudo permitiu compreender a violência na perspectiva dos acadêmicos de enfermagem da UNIPAC, através de um conceito ampliado e verificar a falta de aprofundamento destes profissionais quanto ao resultado da pesquisa sobre o tema em questão. Através da brevidade dos depoimentos, pôde-se perceber a desinformação geral sobre os tipos e nuances da violência. Foi percebido que as respostas remeteram-se ao senso comum e ao imediatismo, sem que houvesse qualquer reflexão que possibilitasse uma reavaliação. Palavras chave: Violência. Tipos. Acadêmicos.