Anais - 10º CBCENF

Trabalhos

Título CONTRIBUIÇÃO DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DA CRIANÇA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
VANESSA CERVI DA SILVA (Relator)
LEILA MARIA HIRT
MARIA DA GRAÇA SOLER RODRIGUES
VANESSA CERVI DA SILVA
MAIRA ROSSETO
Modalidade Comunicação Coordenada

Resumo
Acadêmicas de enfermagem, ao realizarem atividades práticas da disciplina de Saúde Coletiva I, conheceram o Programa Primeira Infância Melhor (PIM), que tem como objetivo promover o desenvolvimento de crianças de zero a seis anos, desenvolvendo atividades de estimulação, com o envolvimento da família. À medida que se desenvolve, a criança necessita de diferentes tipos de estímulo e interação para exercitar suas aptidões e desenvolver aptidões novas. Em Palmeira das Missões/RS, o PIM atende 206 crianças cadastradas e conta com 10 visitadoras que semanalmente desenvolvem atividades com mães e crianças. Juntas, famílias e visitadoras, em atividades individuais com crianças de zero a três anos e atividades coletivas com crianças acima de três anos a seis, confeccionam com sucatas brinquedos que irão estimular a criança no seu desenvolvimento. Para Alves e Silva (2003:34) "Brincar é uma forma de estimulação. Para a criança no processo de desenvolvimento, essa estimulação é vital durante a infância, especialmente nos três primeiros anos de vida". Compreendendo a importância do Programa e constatando a dificuldade de algumas visitadoras para confeccionar os brinquedos, devido a precariedade de sucatas, as acadêmicas, sensibilizadas, tiveram a iniciativa de criar um projeto permanente de apoio ao PIM, arrecadando sucatas dentro da Universidade. Essa iniciativa possibilitou um entendimento do papel social da enfermagem, pois, segundo Stefane (2000) pais, educadores, profissionais de saúde e demais autoridades devem trabalhar em função das crianças alcançarem boa saúde geral e se desenvolverem integralmente. O papel da enfermeira é de grande importância na saúde da criança, tanto na promoção de saúde, como também em relação às necessidades das crianças em desempenharem atividades conforme sua faixa etária, buscando assim superar suas dificuldades e promover atividades que melhorem seu desempenho.