Anais - 10º CBCENF

Trabalhos

Título UNIVERSIDADE E CAPS: PROMOVENDO CIDADANIA E QUALIDADE DE VIDA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO
Autores
GILVÂNIA PATRÍCIA DO NASCIMENTO PAIXÃO (Relator)
SHEILA MILENA PESSOA DOS SANTOS
MICHELLE CHRISTINI ARAÚJO MASCARENHA
TATIANE CARVALHO ALVES
ROSELÉIA CARNEIRO DOS SANTOS
Modalidade Comunicação Coordenada

Resumo
Pessoas com transtornos mentais constituem uma população extremamente vulnerável às DST/HIV por apresentarem características como: dificuldades de estabelecer uniões estáveis, encontrar-se social e economicamente em desvantagem, ser vítima de abuso sexual, estar com o juízo crítico prejudicado, principalmente nos surtos psicóticos, hipersexualidade, impulsividade, baixa auto-estima, dificuldade do profissional de saúde em lidar com a sexualidade do portador. O conhecimento da epidemiologia, bem como os conceitos, atitudes e crendices da população acerca de uma patologia, constituem-se fatores importantes para o seu controle. Nesta perspectiva, a educação populacional é, então, fator inerente à diminuição de índices de doenças e promoção da qualidade de vida. O trabalho foi realizado com usuários dos CAPS II de Juazeiro-BA e Petrolina-PE, com o objetivo de promover educação sexual. Para isso, foram feitas atividades educativas e oficinas com os temas: anatomia dos órgãos sexuais, principais DSTs e AIDS, higienização, correto uso de preservativos, orgasmo, masturbação e sexo seguro. Os resultados foram satisfatórios, pois, nas palestras os usuários demonstraram muito interesse, com questionamentos e buscando outras fontes de pesquisa. Quanto às oficinas, se mostravam desinibidos ao apresentar os trabalhos, nos quais, já detiam maior conhecimento, previamente fornecido nas atividades educativas. Enquanto profissionais de saúde e, portanto, co-responsáveis pela melhoria da qualidade de vida, pensamos que há a possibilidade de criar uma prática democrática da educação para a saúde que eduque na contemplação e valorização da diversidade e que confira poder aos sujeitos com base na busca permanente de valores de cidadania e da construção da equidade social. O setor saúde e a universidade devem estar abertos para promover mudanças sociais e cumprir de maneira mais ampla o seu papel de educador e promotor de saúde. Unitermos: Educação, Saúde Mental, Responsabilidade Social.