Anais - 10º CBCENF

Trabalhos

Título PREVENÇÃO DO CÂNCER CÉRVICO-UTERINO: PERCURSO E QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA SEGUNDO MULHERES DE JUAZEIRO-BA
Autores
CLÁUDIO CLAUDINO DA SILVA FILHO (Relator)
ALINE OLIVEIRA DOURADO
JÉSSYCA NATHIELLY BARBOSA SANTOS
NADIRLENE PEREIRA GOMES
NORMÉLIA MARIA FREIRE DINIZ
Modalidade Comunicação Coordenada

Resumo
Por ser um exame relativamente simples, barato e indolor, as vantagens da Prevenção do Câncer Cérvico-Uterino, no tocante à relação custo-benefício e a sua alta sensibilidade, justificam seu uso de escolha em programas nacionais e rotineiramente em Unidades Básicas de Saúde. Trata-se de uma pesquisa básica, descritiva, de abordagem quantitativa, e com objetivo de vislumbrar o tempo médio despendido no percurso de mulheres para realização do Exame Preventivo, além de analisar a qualidade da assistência prestada. A amostra foi constituída por 150 usuárias que demandaram pela Estratégia de Saúde da Família em Juazeiro-BA. Foram observados os aspectos éticos baseando-se na Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, bem como as normas da ABNT. Os dados foram tabulados sob a forma de percentuais descritivos simples e analisados segundo as temáticas: Exame Papanicolaou e Direitos dos Usuários da Saúde. A idade das entrevistadas variou entre 17 e 67 anos; 48% eram casadas; 44% possuíam o ensino fundamental incompleto; e 84,6% referiram ter renda familiar de até 2 salários mínimos. Evidenciou-se que 36% das mulheres afirmaram esperar mais de 1 semana entre o agendamento e o Exame; 14,6% relataram esperar mais de 2 horas para serem atendidas; e 35,9% dos sujeitos proferiram receber o resultado com mais de 30 dias da consulta. Quanto à qualidade da assistência, 76,7%, 83,9%, 54,6% delas consideraram bom/ótimo, respectivamente, o atendimento do recepcionista, o esclarecimento prestado pelos profissionais, e a assistência municipal à mulher em relação ao Exame Preventivo. Considera-se que a Estratégia de Saúde da Família trouxe uma significativa melhora no atendimento, quando comparado ao modelo hospitalocêntrico. Contudo, infere-se que a eficiência do atendimento à mulher ainda tem a trilhar rumo à consolidação de serviços efetivamente humanizados e atentos aos direitos dos usuários. UNITERMOS:teste de papanicolaou;qualidade da assistência à saúde;saúde da família.