Anais - 10º CBCENF

Trabalhos

Título CURSO INTRODUTÓRIO EM SAÚDE DA FAMÍLIA: UNIVERSIDADE E MUNICÍPIO PARCEIROS NA REORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA
Autores
ERIK CRISTÓVÃO ARAÚJO DE MELO (Relator)
CLÁUDIO CLAUDINO DA SILVA FILHO
MICHELLE CHRISTINI ARAÚJO MASCARENHA
SHEILA MILENA PESSOA DOS SANTOS
Modalidade Comunicação Coordenada

Resumo
A Estratégia de Saúde da Família propõe a reorganização da atenção básica com enfoque no modelo de vigilância a saúde. A necessidade de capacitação dos profissionais atuantes nesta lógica, aliada as recomendações ministeriais e loco-regionais por meio dos Pólos de Educação Permanente, instigam estratégias de articulação entre universidades e municípios para viabilizar este aprimoramento de recursos humanos. Nesta perspectiva, este trabalho tem por objetivo relatar as experiências vivenciadas na Capacitação Introdutória em Saúde da Família enquanto reorganização da atenção básica. Após pactuação com a Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro-BA, este curso foi planejado e ministrado por docentes vinculados ao curso de Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco. A carga horária foi de 40 horas entre momentos de concentração e dispersão, conforme recomendações da Portaria Ministerial 2.527 de 19/10/06. Foram contempladas 50 equipes e cerca de 420 profissionais, sendo que o público-alvo consistiu em enfermeiros, médicos, odontólogos, técnicos/auxiliares de enfermagem e de consultório dentário e recepcionistas. Os conteúdos ministrados incluíram: atenção básica no contexto das políticas públicas de saúde; planejamento de base territorial; processo de trabalho das equipes; atuação interdisciplinar e participação popular. As atividades evidenciaram as dificuldades de se efetivar o trabalho em equipe frente à lógica individualista enraigada nos profissionais. Mostraram, ainda, as vantagens de se utilizar estratégias metodológicas de sensibilização para aprimorar reflexões como em relação ao acolhimento, transcendendo a ótica vertical e inflexível das capacitações clássicas. As experiências emergiram a imperativa necessidade de flexibilização dos currículos acadêmicos, visando formar profissionais sob a lógica da interdisciplinaridade e da promoção à saúde. UNITERMOS: programa de Saúde da Família; educação continuada; parcerias em saúde.