Anais - 10º CBCENF

Trabalhos

Título DISCUTINDO HIV E AIDS NA COMUNIDADE: CONTRIBUIÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM
Autores
SUSANE FLÔRES COSENTINO (Relator)
ALICE DO CARMO JAHN
DARIELLI GINDRI RESTA
ISABEL CRISTINA DOS SANTOS COLOMÉ
MARIA DA GRAÇA SOLER RODRIGUES
Modalidade Comunicação Coordenada

Resumo
O Curso de Enfermagem tem como meta formar profissionais capazes de trabalhar com a qualidade de vida promovendo saúde, através de ações educativas junto à comunidade, identificando problemas e intervindo de forma compromissada com a saúde individual e coletiva. Essa integração é realizada via universidade, que possui como missão o ensino, a pesquisa e a extensão. Essa ação objetivou oportunizar aos estudantes de enfermagem a inserção na comunidade, por meio de orientação aos adolescentes e à comunidade em geral sobre as formas de transmissão e prevenção da AIDS e quanto à existência do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) em HIV/AIDS de Palmeira das Missões/RS; bem como, avaliar a primeira experiência acadêmica junto à comunidade. Essa atividade foi realizada no Dia Mundial de Combate a Aids na praça central de Palmeira das Missões/RS, através do desenvolvimento de oficinas com os alunos de escolas municipais. Participaram acadêmicos do primeiro semestre do curso de enfermagem, professores universitários e do ensino fundamental e médio, além de trabalhadores de saúde da rede municipal e estadual. Os acadêmicos consideraram a sua participação no evento produtiva e gratificante, destacando: a oportunidade de interação com a comunidade, a socialização do saber científico versus o popular, aplicação prática do conhecimento teórico adquirido, a reflexão do seu compromisso e responsabilidade social, a sensibilização da comunidade para a prevenção da AIDS/DST, a divulgação da UFSM/CESNORS no município e o desafio de superar barreiras como: medo de falar em público, timidez e insegurança. A comunidade destacou a importância dessa parceria com a universidade e, os educadores da rede municipal sugeriram a realização de outros eventos com a participação dos acadêmicos. Essa atividade contribuiu para confirmar que a inserção e a interação social estudante/comunidade é uma alternativa para adoção de medidas preventivas e sócio-culturais.