Objetivo : Realizar ações integradas que propiciem aos acadêmicos de enfermagem, escolas e educandos a promoção da saúde. Fundamentação teórica: Os adolescentes estão cada vez mais cedo se deparando com novas situações e por conseqüência, tomando atitudes errôneas pelo despreparo e falta de informação. Torna-se necessário que a enfermagem desenvolva ações de prevenção voltadas para os adolescentes ainda no contexto escolar. Metodologia: Adotou-se uma metodologia participativa,utilizando a a ABTN como norma, na qual acadêmicos, professores e adolescentes interagem. O estudo trata de uma experiência desenvolvida no projeto de extensão - Enfermagem nas escolas, que teve inicio no segundo semestre de 2006 em várias escolas da rede pública, atendendo cerca de 2500 alunos na faixa etária de 9 a 16 anos. Este projeto se dedicou a constituir oficinas para enfrentamento de dificuldades como abuso sexual, drogas , violência, orientação sexual, DST'S, aborto, higiene pessoal e gravidez precoce, evidenciando a relevância de atividades de prevenção primária no intuito de formar cidadãos respeitados.Resultados: Obteve avaliações periódicas satisfatórias dos alunos, professores, direção de escolas, acadêmicos e ainda, interação dos pais no pos-diagnostico. Conclusão: O profissional de enfermagem reconhece a necessidade de atuar no âmbito escolar como prevenção primária, a escola demonstra grande receptividade para que o enfermeiro desenvolva ações educativas e a comunidade manifesta grande interesse para que o projeto permaneça na escola como atenção básica. |