Anais - 10º CBCENF

Trabalhos

Título SAÚDE E MEIO AMBIENTE: UMA INTER-RELAÇÃO ESQUECIDA?
Autores
LETÍCIA DA SILVA (Relator)
CARMEN REGINA DORNELES NOGUEIRA
Modalidade Comunicação Coordenada

Resumo
SAÚDE E MEIO AMBIENTE: UMA INTER-RELAÇÃO ESQUECIDA? O presente trabalho trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, que teve como objetivo investigar o conhecimento de crianças sobre a influência do meio ambiente na saúde. A caracterização de saúde contempla uma gama de aspectos, os quais a condicionam e a determinam. Mesmo de posse desta premissa vislumbra-se saúde como análogo oposto de doença; ignorando fatores sociais, políticos, econômicos, culturais e ambientais, significativos no contexto de saúde. Torna-se impossível desconsiderar a relação existente entre saúde e meio ambiente já que analisando os conceitos percebe-se uma ligação. Além do prisma natural o meio ambiente possui outras conotações as quais determinam a saúde individual e coletiva. Optou-se por desenvolver o estudo, no período de março a agosto de 2005, com crianças que possuem 6 anos de idade considerando que nesta fase da vida está encerrando-se a segunda gestação, sob a ótica pedagógica, o que permitirá avaliar a consciência concebida sobre saúde e meio ambiente. Estas são estudantes de um município do Rio Grande do Sul, pertencente ao COREDE do Vale do Caí, situado na região de abrangência da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde. Primeiramente, fez-se uma revisão da literatura sobre a temática e, posteriormente, entrevistou-se as crianças. Verificou-se que as crianças possuem uma concepção restrita acerca do que é meio ambiente e saúde. A dúvida sobre separação do lixo é uma constante, elas não sabem diferenciar um lixo do outro, preocupam-se tão somente com o ato - colocar no lixo. Existe consciência do uso de herbicidas em frutas e verduras e sabe-se que o consumo destas faz mal para a saúde. Conclui-se que toda comunidade deve trabalhar conceitos de saúde e meio ambiente, bem como toda esta questão deve ser apresentada para as crianças de maneira lúdica e prática. PALAVRAS-CHAVE: saúde - meio ambiente - educação ambiental