Anais - 10º CBCENF

Trabalhos

Título O ENFERMEIRO DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA NAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA COMUNIDADE.
Autores
ÉRICA ADRIANA MOURA LIMA (Relator)
KLLÉCYA CUNHA DE ABREU
Modalidade Poster

Resumo
Este estudo trata-se de uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo e não experimental cujo tema é O Enfermeiro do Programa Saúde da Família nas Ações de Educação em Saúde na Comunidade. A Educação em Saúde configurou-se através dos tempos, como uma das estratégias do poder político para garantir o desenvolvimento de ações de controle e prevenção de doenças, particularmente junto aos setores marginalizados da população. Pretendia-se dessa forma, a par de alguns objetivos veiculados publicamente preservar a ordem do discurso dominante. Entretanto, atualmente, a educação em saúde constitui-se em uma importante prática dentro da nova abordagem de reorientação do modelo assistencial, voltado para a atenção básica. Numa perspectiva de proximidade com a comunidade, neste nível de atuação, encontra-se um ambiente favorável para que o profissional de saúde desempenhe o importante papel de induzir novas práticas nos serviços de saúde, propiciando uma valorização do saber popular e do usuário, facilitando a participação de importantes atores sociais da comunidade no processo de construção da saúde. O objetivo desta pesquisa foi identificar o nível de atuação do enfermeiro do PSF nas práticas educativas na comunidade, com vistas a compreender como estas práticas estão sendo desenvolvidas, verificar as principais dificuldades encontradas, assim como, conhecer suas concepções de educação em saúde. Realizou-se a aplicação de um questionário a 18 enfermeiros (as) que atuam na zona urbana do município de Caxias-MA, em diferentes unidades de saúde da família (USF), escolhidos (as) por turno de trabalho aleatório. Identificamos uma concepção de educação em saúde voltada de forma muito restrita ou para a prevenção de doenças, visto como o principal benefício dessa prática, dentre as dificuldades os (as) enfermeiros (as) apontaram para a disponibilidade de tempo, recursos materiais e espaço físico, trazendo com isso uma prática cotidiana com resultados insatisfatórios, apenas com o