Anais - 10º CBCENF

Trabalhos

Título ORIENTAÇÕES A PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE SALA DE ESPERA
Autores
CARINNE MAGNAGO (Relator)
ANA CARLA DANTAS CAVALCANTI
CRISTINA SILVA ARRUDA
PATRICIA COUTINHO UCHOA DA SILVA
Modalidade Poster

Resumo
Introdução: A educação em saúde encoraja as pessoas a adotar e manter padrões de vida sadios e tomar suas próprias decisões, tanto individuais como coletivas, visando melhorar suas condições de saúde (OMS, 1996). Com isso, percebe-se a importância da atuação do enfermeiro em atividades que tenham como objetivo aumentar o conhecimento sobre hábitos de saúde, melhorando a qualidade de vida, além de elucidar a relevância das mesmas na melhor adesão do paciente ao tratamento, minimizando os riscos de possíveis complicações e de agravamento do quadro. Assim, este estudo tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas em sala de espera para a educação em saúde, como parte do Projeto de Extensão "Consulta de Enfermagem Sistematizada ao Paciente com Insuficiência Cardíaca" implementado no Hospital Universitário Antônio Pedro, da Universidade Federal Fluminense (UFF/Niterói/RJ). Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo com abordagem descritiva da experiência vivenciada pelas autoras na prática das atividades de educação em saúde em sala de espera. Resultados: Para a realização das palestras foi feita uma revisão de literatura sobre a fisiopatologia da Insuficiência Cardíaca e suas implicações no cotidiano das pessoas que a possuem e então montado pôsteres explicativos. Ao final das palestras os participantes têm referido maior entendimento acerca da doença, de suas complicações, e o porquê das restrições e recomendações pelos profissionais de saúde, tornando mais fácil a prática de hábitos saudáveis por saberem o quanto esses são importantes para se viver melhor. Considerações Finais: Como acadêmicas de enfermagem temos percebido que a sala de espera possibilita a implementação de práticas assistenciais através da identificação das necessidades de cada paciente assistido dentro de um coletivo singular, aumentando o vínculo enfermeiro-cliente e criando uma relação de confiança e respeito entre ambos. Palavras chaves: Enfermagem, Insuficiência Cardíaca, Educação