Ao longo dos anos, o domicílio tem sido um importante espaço utilizado por profissionais de saúde para a construção de um saber e de ideologias que perpassam as práticas de saúde. Atualmente, a visita domiciliar (VD) constitui uma atividade fundamental do Programa de Saúde da Família que possibilita uma maior proximidade dos profissionais da saúde com a comunidade e seu estilo de vida. Através da VD, o enfermeiro atua no contexto da educação em saúde contribuindo para a mudança de padrões de comportamento e, conseqüentemente, promovendo a qualidade de vida através da prevenção de doenças e promoção da saúde. Trata-se de um estudo de natureza descritiva tipo relato de experiência, realizado como proposta de estágio curricular com parceria à Casa de Parto Natural Lígia Barros (CPN)/UFC, situado na cidade de Fortaleza, que tem por objetivo relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem ao realizarem visitas domiciliares utilizando o Modelo das Atividades de Vida (MAV) proposto pelas enfermeiras Roper, Logan e Tierney. O processo metodológico seguiu as seguintes etapas: 1- seleção da família; 2- Planejamento das visitas; 3- estabelecimento de um cronograma de visitas. Os instrumentos e técnicas utilizados durante a visita foram: observação, entrevista, aplicação do MAV e sistematização da assistência de Enfermagem (SAE). Pudemos identificar os problemas da família visitada de maneira individualizada, planejando, executando e avaliando o atendimento a cada situação apresentada. Assim, concluímos que o enfermeiro tem um papel fundamental no processo de educação em saúde junto à comunidade, e utiliza para tal fim a VD. Ao relacionar a SAE ao MAV, ele associa conhecimento técnico- científico à prática, fundamentando um plano de cuidado individualizado que vise atender as necessidades do indivíduo, da família e da comunidade no contexto em que estão inseridos.
Palavras-chave: Modelo de vida, visita domiciliar, família.
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