Anais - 10º CBCENF

Trabalhos

Título PREVENÇÃO E EDUCAÇÃO AO USO DE DROGAS NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Autores
EVALDO ALMEIDA DA SILVA (Relator)
LETÍCIA PACHECO DE CASTRO
SUZANA LOBATO ROCHA
MARIA TEREZA COIMBRA DE CARVALHO
Modalidade Poster

Resumo
RESUMO O uso de substâncias psicoativas tem sido uma constante na existência do homem. São utilizadas com várias finalidades e em espaços diversos: rituais, eventos comemorativos, reuniões, cultos sagrados e profanos, para alívio das dores, busca do prazer e como meio para atingir estados até então não alcançados, denotando também desregramento, contestação, ameaça, poder e desqualificação. Sendo um tema polêmico por natureza, a divergência de opiniões é a regra. A dificuldade de analisar um tema tão complexo soma-se a mistura de informação, desinformação e até contra-informação e produz "saturação funcional" à ocupação de seus problemas e que faz parte da desmistificação ou aproximação crítica aos problemas dos profissionais (técnicos que atuam apenas realizando intervenções com usuários de drogas psicoativas), enquadrá-lo em uma perceptiva geopolítica, através de análise das relações de poder no sistema mundial. Tem como objetivos: conhecer a percepção dos professores do ensino médio a respeito da questão das drogas e descrever sobre as atitudes destes professores em relação às questões que envolvem o educando com o uso esporádico de drogas. Foi realizado um estudo explorativo qualitativo com 20 professores de uma Escola que realiza o Ensino Médio no município de Vila Velha - ES. Sabe-se que o tema drogas, por força do dispositivo legal, faça parte dos programas de formação de professores e do conteúdo de ensino de formação do fundamental e do médio, o que se observa, no entanto, é que os órgãos formadores não vêm cumprindo a contento essa disposição. Dessa forma, notou-se que levantar tal discussão com os seus alunos constitui motivo de grande constrangimento para o educador, face ao seu pouco ou nenhum conhecimento sobre a temática. Como limitação da coleta de dados 8 professores não participaram do momento da entrevista, a percepção deles é que experimentar drogas ou usar esporadicamente é um caminho "sem volta". Palavras-chave: drogas, escola, docentes.