Enquanto monitora da Disciplina Saúde Integral da Criança e do Adolescente/EEAAC/UFF, acompanhando os alunos no campo prático em sala de vacinação da UBS-12, pude perceber a dificuldade que os adolescentes apresentavam em aceitar a vacina, o medo e a insegurança em serem vacinados. Segundo GILIO (2006), no escolar e no adolescente, a vacinação frequentemente é negligenciada. Além disso, para muitos profissionais de saúde e comunidade, vacina é assunto exclusivo da criança pequena. O que se verifica é que muitos escolares e adolescentes não estão adequadamente imunizados e apresentam incidência elevada de doenças imunopreveníveis. A Portaria nº 597 estabeleceu o Calendário de Vacinação do Adolescente e determinou que as vacinas e períodos estabelecidos são de caráter obrigatório. O adolescente deve receber gratuitamente pelo Ministério da Saúde as seguintes vacinas: dT, Hepatite B, Febre Amarela e Tríplice Viral. A partir disto promovemos uma ação educativa na UBS-12, abordando a importância do calendário de vacinação do adolescente. O trabalho teve por objetivo mostrar aos adolescentes as doenças preveníveis por estas vacinas ressaltando a importância de estarem imunizados e captar os adolescentes para darem continuidade aos seus esquemas vacinais. A metodologia utilizada na sala de espera foi explanação através de cartazes ilustrativos, estimulando a troca de experiências entre o monitor, os alunos e os adolescentes usuários desta unidade. Os adolescentes demonstraram interesse em relação ao assunto, avaliando a atividade educativa como de grande importância e aceitando a vacinação sem medo ou insegurança. Com este trabalho percebemos que muitos dos adolescentes não sabiam da necessidade de dar continuidade ao calendário de vacinação iniciado na infância, de onde conclui-se que educação em saúde é uma atividade positiva quando se trata da captação do adolescente para vacinação.
UNITERMOS: Adolescente - Vacinação - Educação em Saúde
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